Crea-PE

Evandro Alencar participa de reunião preparatória da Conferência Internacional Água e Energia, em Brasília

LunaO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, participa, de quarta-feira (04) até a sexta-feira (06), da reunião preparatória para a Conferência Internacional Água e Energia – novas abordagens sustentáveis, que será realizada será realizada de 27 a 29 de julho, em Brasília. Com a presença de lideranças da Engenharia e da Agronomia e especialistas do setor, o evento irá tratar do tema que ocupa a agenda da sociedade civil e de políticas públicas mundiais. O encontro será realizado no Brasília Imperial Hotel.

O objetivo do Encontro é discutir e sistematizar os temas que nortearão a Conferência Internacional de julho, que pretende formalizar as contribuições da Engenharia no desenvolvimento e na implantação de novas tecnologias sustentáveis nas áreas de Água, Energia e Saneamento para, posteriormente, apresentá-las no 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em março de 2018, em Brasília (DF).

Compuseram a mesa de abertura o presidente do Confea, José Tadeu; o vice-presidente, Carlos Alberio; o representante da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi), Edmar Amorim; o presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (Fmoi), Jorge Spitalnik;  o representante da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), Celso Leal; o presidente do Crea-DF, Flavio Correia; o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro; o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Angelo Petto.

A comissão organizadora da Conferência Internacional é composta por Celso Leal (Upadi), Edmar de Sousa Amorim (Febrae), Jorge Nei Brito (Fenemi), Afonso Ferreira, pelos conselheiros federais Daniel Salatti, Alessandro Machado, Marcos Mota, Paulo Laercio Vieira e pelos funcionários do Confea Waldir Rodrigues, José Gilberto, Vitor Delfino, Alessandra Cardoso.

Programação

Na quinta-feira (5), a partir das 9h, a reunião começa com a palestra internacional “Energia para a economia mundial no século 21: problemas e oportunidades” com o físico alemão, radicado nos Estados Unidos, Wolfgang Bauer. Na sequência, o secretário nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, palestra sobre o “Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento”. Para finalizar os trabalhos da manhã, o professor da Universidade Federal de São João Del-Rei José Antônio da Silva, fala sobre “Energias Alternativas e Renováveis”.

Já no período da tarde, o diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água da Universidade de São Paulo (USP), professor Ivanildo Hespanhol, fala sobre a “Conservação e Reuso de Água como instrumentos de gestão”. Uma mesa-redonda com os palestrantes encerra os trabalhos de quinta-feira.

Participam da reunião preparatória, além do presidente do Confea, presidentes dos Conselhos Regionais, conselheiros federais e regionais e demais lideranças do Sistema Confea/Crea, representantes de entidades como a Febrae (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros) e da Upadi (União Pan-americana de Associações de Engenheiros) já confirmaram presença.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE, com informações do Confea

Pular para o conteúdo