Fernando Lapenda é homenageado pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos em São Paulo

Em comemoração ao 40º aniversário e o Dia do Engenheiro de Custos, o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), realizou, na segunda-feira (06), a 5ª edição do International Meeting, sobre a temática “Ética, Governança e Compliance na Engenharia”. Durante a solenidade, realizada no auditório principal do instituto sob o tema: O Engenheiro de Custos do Futuro, o presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Fernando Lapenda foi homenageado, juntamente com o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Joel Krüger e demais presidentes de CREAs, com o Diploma de Honra ao Mérito.

Ainda foram homenageados com o prêmio “Destaques do Ano”, os profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da Ciência de Custos e da Engenharia nacional. Já o Troféu João-de-barro foi entregue aos autores de livros sobre Engenharia de Custos.

V Internacional Meeting

A quinta edição do Internacional Meeting fez parte da programação especial de aniversário de 40 anos do IBEC.

O encontro, que reuniu profissionais de todo o País e do exterior, discutiu o cenário mundial da Engenharia de Custos e do Gerenciamento de Projetos, sob a coordenação do engenheiro Paulo Roberto Vilela Dias. Além de palestras sob a temática “Ética, Governança e Compliance na Engenharia”, houve uma mesa-redonda para discutir o “Variável Lucro do BDI”, promovendo enriquecedor intercâmbio de conhecimento e de ideias em nível global.

Atrações

Participaram da programação: os engenheiros hondurenhos Carmen Flores e José Cálix, explanando sobre Ética e Transparência na Administração de Projetos; o engenheiro australiano Peter Smith, secretário-geral do ICEC, sobre o tema Normas Internacionais em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Custos; a engenheira norte-americana Alexia Nalewaik, membro da AACE International – Association for the Advancement of Cost Engineering –, sobre Temas e Implicações em Códigos de Ética de Instituições; a engenheira boliviana Maria Zapata, presidente da UPADI – Unión Panamericana de Associaciones de Ingenieros –, sobre Governança e a engenheira paraguaia Maria Teresa Pino, membro da Universidad de Ingenieros del Paraguai.

Entre os brasileiros estiveram: perito da Polícia Federal, Mário César Lopes Junior, que falou acerca da Ética na Engenharia de Custos; vice-presidente técnico do ICEC, José Angelo do Valle; vice-presidente do IBEC Fernando Camargo, vice-presidente do IBEC; Rafael Pontes, colunista do Instituto Liberal de Minas Gerais (IMLG) e representante do IBEC Jovem; e presidente do IBEC, o engenheiro Paulo Dias.