Capa > Destaque > Fernando Lapenda representa o Crea-PE em solenidade na Alepe em homenagem ao Centenário do Clube de Engenharia

Na noite da segunda-feira (12), o 1º vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Fernando Lapenda, representou o presidente Evandro Alencar em solenidade realizada por iniciativa da deputada Simone Santana (PSB), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em homenagem ao centenário do Clube de Engenharia de Pernambuco.

O Clube de Engenharia de Pernambuco foi fundado em 1º de junho de 1919, sendo o segundo do País, com o objetivo de organizar e mobilizar os graduados dessa especialidade. A entidade foi criada pelo ex-prefeito do Recife Manoel Antônio de Moraes Rego, ao lado de companheiros de profissão. A comemoração contou ainda com a presença da vice-governadora Luciana Santos.

De acordo com o presidente do Clube de Engenharia, Alexandre Santos, por meio da promoção de debates e estudos sobre os avanços científicos e tecnológicos, o Clube de Engenharia vem participando do processo de desenvolvimento econômico e social do Estado. Além disso, a entidade contribuiu para fortalecer a ideia de criação do Sistema Confea/Crea, que reúne o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os Conselhos Regionais (Creas).

Na ocasião do centenário, o clube fará algumas celebrações, como o lançamento de selo, revista e livro comemorativos, a realização do Seminário 100 anos de Engenharia no Brasil e o Baile do Centenário.

“Os engenheiros, com justificável orgulho, alinham suas contribuições ao progresso do Estado e do País, atuando em empreendimentos de vulto, como construção de fábricas, de estradas, sistema de barragens e obras de abastecimento d’água”, enfatizou o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), na abertura da solenidade. O parlamentar acrescentou que a passagem de um século de trabalho é um nobre motivo para que o clube receba a homenagem.

Simone Santana destacou que, diante da magnitude da categoria, a união de seus membros em uma entidade torna-se vital, tanto para a proteção dos trabalhadores, quanto para a defesa do bem-estar social e de um desenvolvimento econômico sustentável. “É preciso, mais do que nunca, valorizar as instituições que prezam pela inovação, pela ciência e pela história”, salientou.
O presidente do clube, Alexandre Santos, recebeu uma placa alusiva à data. Ele agradeceu a homenagem, lembrando “que a iniciativa é um reconhecimento da importância da entidade para o desenvolvimento de Pernambuco, que ficará perpetuado na história do Estado pelo registro nos Anais da Alepe”