Crea-PE

Fórum das Entidades encerra o ano com saldo positivo

Recife, 11 de dezembro de 2009 – O Fórum das Entidades realizou, ontem (11), a última reunião de 2009, no Memorial da Engenharia de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, no Recife. Com o objetivo de fortalecer a Engenharia, a Arquitetura e a Agronomia do Estado, o Fórum se firmou, durante o ano, como representação desses segmentos. Para encerrar os trabalhos do ano, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, foi convidado pelo grupo para apresentar palestra sobre o papel da Engenharia no crescimento do Estado.

O secretario destacou a crescente taxa do Produto Interno Bruto de Pernambuco (PIB), que há cinco anos figura acima do índice nacional. Entre os anos de 2007 a 2008%, a estimativa é que o PIB do Estado fique na casa dos 7%. Para este ano, devido à crise internacional, a expectativas são menores, em torno de 4%. Com essa taxa de crescimento elevado, Bezerra Coelho chama atenção para o momento que Pernambuco vive.

“Temos que tirar proveito desse momento favorável da nossa economia. Não tenho dúvida que Pernambuco continuará progredindo, pelo menos, por mais dez anos”, afirmou o secretário. Na ocasião, Bezerra Coelho apresentou de maneira detalhada o projeto do Porto de Suape, que colocará o Estado na rota do desenvolvimento, firmando-se como centro logístico do Nordeste brasileiro.

Para ele, a formação de capital humano é um dos desafios a ser vencido pelos empreendimentos que estão atracando em Pernambuco. “Estamos investindo em educação. Ampliamos a quantidade de vagas dos cursos técnicos de 1,6 mil para 16 mil vagas. O progresso tem que ser fruto da educação”, frisou.

O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, convidou o secretário para participar do “Pensar as Américas”, evento que irá reunir profissionais de toda as Américas para debates nas áreas tecnológicas, e ainda propôs a instalação de um posto de atendimento do Conselho, dentro do Porto de Suape, para suprir as demandas dos profissionais que trabalham nos empreendimentos do entorno.

Acessibilidade – Uma das metas do Fórum das Entidades, o projeto de acessibilidade da Rua do Hospício, foi apresentado pela arquiteta Ângela Carneiro da Cunha. Ela mostrou o detalhamento do projeto, as sugestões do Crea-PE para melhorar as condições de acessibilidade no entorno do Memorial da Engenharia e o levantamento do mobiliário da Rua do Hospício juntamente com as proposta de reorganização da via.

Rui Gonçalves

ASC do Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo