Gestão de Manutenção é tema do primeiro Terça no Crea do ano

Gestão de Manutenção – Estratégias para manter as Organizações Competitivas e Profissionais Qualificados, foi o tema de ontem (05/02), na retomada do projeto Terça no Crea, referente ao ano letivo de 2019. O encontro teve como convidado o engenheiro eletricista Luís Cordeiro de Barros Filho, mestre de Engenharia de Sistema pela Universidade Federal de Pernambuco, instrutor internacional de Manutenção Produtiva Total (TPM), credenciado pelo Japan Institute of Productive Management (JIPM) e professor do IPOG Pernambuco, Instituto de Pós-Graduação e Graduação.

No auditório do Conselho, a palestra decorreu sobre os desafios e oportunidades que a Gestão de Manutenção pode trazer para a vida das empresas e dos profissionais que atuam na área. Segundo o professor, para um melhor entendimento, devemos estudá-lo de forma separada e dividir em partes os assuntos que o tema aborda. São eles: Imprensa e Público; Gestão de Manutenção X Engenharia de Manutenção e SAFARI: Práticas, Sistemas e Modelo de Gestão da Manutenção.

Para Luís Cordeiro, a Gestão de Manutenção traz uma visão mais estratégica e independente da área operacional, sendo útil tanto para o técnico, como para o gestor. As atividades de manutenção podem ser corretivas, de reparo, preventivas, preditivas e proativas. “As manutenções corretivas, de reparos e preventivas são as mais comuns de serem realizadas. O que podemos e devemos mudar são as preditivas, baseada nas condições. Precisamos que essas sejam mais exploradas, que possam acontecer com uma maior frequência”, enfatizou.

Lembrou e deu exemplo da tragédia de Brumadinho/MG, onde muitas das situações ali ocorridas já teriam sido previstas, mas que a falha ocorreu justo no não monitoramento constante das condições que se apresentavam. “Ali houve uma causa, e é justamente nesse quesito que a Gestão de Manutenção vem para contribuir na melhoria desse processo”, concluiu.

O evento também contou com a participação do parceiro IPOG e da distribuição de publicações, contendo informações dos cursos oferecidos pela instituição, além do sorteio de vários brindes ao público presente.