Capa > Destaque > Hoje é dia de dar Parabéns aos engenheiros sanitaristas

Hoje é dia de dar Parabéns aos engenheiros sanitaristas

Os engenheiros sanitaristas são os profissionais responsáveis pelo diagnóstico, elaboração e coordenação de projetos de saneamento básico nas redes de água e de esgotos, irrigação e drenagem, além de projetar canais de escoamento e de obras sanitárias. Este profissional também pode gerenciar a operação de Estações de Tratamento de Águas (ETA) e de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), que tratam águas poluídas ou contaminadas.

O engenheiro sanitarista deve ter ampla formação nas áreas ambiental, hidráulica, hidrologia e de recursos hídricos, pois planeja e orienta o uso da água de bacias hidrográficas, elaborando Planos Diretores de Abastecimento de Água, de Esgotos Sanitários e de Bacias Hidrógráficas. Tais profissionais podem atuar em empresas de consultoria voltadas a estudos e projetos de obras sanitárias (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos), na criação de sistemas de irrigação, drenagem, saneamento e bombeamento, inclusive em emissários submarinos ou subfluviais. Pode ainda desenvolver Estudos de Impactos Ambientais (EIA-RIMA), em conjunto com uma equipe multidisciplinar.

O trabalho dos engenheiros sanitaristas é muito importante para as áreas social, de saúde e ecológica, pois além de visar ao bem-estar social, também é uma forma de prevenir doenças, sempre visando à preservação e diminuição dos danos ambientais, promovendo um desenvolvimento sustentável. Por esta razão, foi criado um dia especial, Dia do Engenheiro Sanitarista, para homenagear estes profissionais no dia 13 de julho.

O Patrono da Engenharia Sanitária no Brasil é o sanitarista Francisco Saturnino de Brito. No Brasil, o exercício da profissão exige inscrição no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates