Crea-PE

Hoje é o Dia Nacional do Inventor

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) celebra hoje, 12 de novembro, O Dia Nacional do Inventorque foi estabelecido pela Lei nº 12.070 de 29 de outubro de 2009.

Essa data comemorativa, inicialmente, do Estado do Rio de Janeiro, e depois de todo o Brasil tem por fim, marcar a data em que o aviador e inventor brasileiro, Alberto Santos Dumont, ao voar 220 metros com o seu 14-bis na cidade francesa de Paris, depois de 4 tentativas, bateu o recorde de então e conquistou o Prêmio do Aeroclube da França, instituído em 1904 e prometido então àquele que se convertesse no 1º a percorrer a distância de 100 metros voando em avião.
Para conhecimento, o 14-bis era inicialmente constituído por um aeroplano unido ao balão 14, para testes realizados por Santos Dumont em meados de 1906 – daí o nome “14-bis”, isto é, o “14 de novo”. A função do balão era reduzir o peso efetivo do aeroplano e facilitar a decolagem. O aeróstato, porém, gerava muito arrasto e não permitia ao avião desenvolver velocidade.
O 1º teste do 14-bis foi feito em 19 de julho de 1906, conectado ao balão nº 14. Em 23 de agosto, o 14-bis foi finalmente testado sem estar acoplado ao balão. Após uma 1ª corrida sem decolar, na 2ª tentativa o aeroplano elevou-se do chão e voou. Entretanto a sua estabilidade não agradou a Santos-Dumont, que, mesmo assim, declarou-se satisfeito.

No dia 3 de setembro de 1906, foi instalado o motor náutico Antoinette de 50 cavalos-vapor no lugar do de 24, até então utilizado. Essa alteração transformou o 14-bis no Oiseau de Proie, com o qual obteve um salto de 11 metros em 13 de setembro de 1906; infelizmente o pouso brusco danificou a estrutura e o motor do avião, e quebrou as duas rodas, interrompendo então os testes.

Finalmente, em 12 de novembro do mesmo ano, com o avião, agora o Oiseau de Proie III, provido de ailerons rudimentares para ajudar na direção, percorreu 220 metros em 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de distância da época. O feito foi registrado pelo Aeroclube da França em um monumento, preservado no campo de Bagatelle.

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