Homenagens marcam a Plenária Solene do Crea-PE

Recife, 10 de dezembro de 2009 – Engenheiros, arquitetos e agrônomos do Estado se reuniram, na noite de ontem (09), para prestigiar a Plenária Solene do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). O tradicional evento, na sede do Conselho, marca as comemorações do Dia do Engenheiro e do Arquiteto, data maior do Sistema Confea/Crea. Além de ter espaço oficial no calendário do segmento em Pernambuco, o encontro também é uma maneira do Conselho homenagear quem ajudou a escrever parte da história de luta e fortalecimento do Conselho pernambucano.

Nesta edição, o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, entregou certificados de serviços relevantes prestados à nação ao conselheiros que atuaram no triênio 2005/2007 e no triênio 2006/2008. O vice-presidente do Crea-PE, Maurício Pina, que foi conselheiro entre os anos de 2005 e 2007, representou o primeiro grupo homenageado e discursou emocionado. “Este momento é um motivo de satisfação para todos nós. Esta homenagem representa um legado de serviços prestados ao Sistema. É uma honra fazer parte do maior conselho profissional do mundo”, destacou Pina.

Durante a reunião, também foram homenageados o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o engenheiro José Jorge, o qual foi representado pela filha Isabel Apel, e também o engenheiro Jaime Gusmão, como placas honrosa pelos serviços prestados à Engenharia de uma maneira geral.

Para o presidente do Conselho, José Mário Cavalcanti, Gusmão é merece as honrarias porque é um “ícone na Engenharia pernambucana e não poderia deixar de ser homenageado pelo Conselho”. No seu discurso, o presidente fez um balanço do seu primeiro ano de gestão. “Fizemos muito pelo Crea-PE e pelos profissionais que o compõe. Descentralizamos algumas das atividades com a construção do escritório Boa Viagem, fizemos treinamentos, ajudamos na criação do Fórum das Entidades, iniciamos o projeto de reforma da sede e vamos fazer muito mais em 2010”, concluiu José Mário Cavalcanti.

A Plenária Solene também marcou o descerramento da foto oficial do engenheiro civil Roberto Muniz, que será posta na galeria de ex-presidentes, além de homenagens aos laureados dos cursos ligados ao Sistema Confea/Crea.

Estiveram presentes o vice-presidente do Confea, José Luiz da Mota Menezes, a conselheira federal Risale Neves, os diretores Norman Barbosa Costa, Marcos Antonio Muniz Maciel, Vânia Lúcia Torres de Miranda, João de Castro Mascarenhas, José Roberto da Silva, os conselheiros do Crea-PE, inspetores regionais, presidentes das entidades profissionais vinculadas aos Sistema Confea/Crea, profissionais e seus familiares.

Rui Gonçalves

ASC do Crea-PE