:: Reforma da Basílica da Penha em discussão no Crea-PE


O arquiteto Roberto Freitas, presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), enviou convite ao professor, arquiteto e urbanista Jorge Tinoco, para proferir palestra sobre a “Reforma da Basílica da Penha, Aspectos Estruturais e Arquitetônicos”.

A iniciativa tem como objetivo expor aos conselheiros do Crea-PE o trabalho de revitalização que está sendo feito na Basílica da Penha ─ em processo de tombamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) ─. O encontro será na próxima reunião Plenária Ordinária, do Crea-PE, que ocorre na quarta-feira (9.04), às 19h, no auditório da entidade.

A palestra será fechada para um público de aproximadamente 100 profissionais que representam suas entidades profissionais na condição de conselheiros do Crea-PE.

Para o presidente do Crea-PE, arquiteto Roberto Freitas, a reforma da Basílica é assunto de grande interesse. “A preservação da história de um povo, passa pela manutenção dos monumentos que fazem parte dela. Entendemos que pelo valor histórico e arquitetônico da Basílica da Penha, a obra de revitalização desperta a atenção e o interesse de profissionais e da sociedade como um todo”, explicou o presidente.

Histórico – Localizada no bairro de São Jose, no Centro do Recife, o templo católico teve sua construção finalizada em 1870. A Basílica que é uma réplica da Igreja de Santa Maria Maior, em Roma, e símbolo da fé do povo nordestino e marco das missões dos frades Capuchinhos no Brasil. Nas suas dependências existe ainda um Museu com os restos mortais de Dom Vital. Construção do século XIX, a igreja destaca-se pela sua arquitetura de imponentes torres.

Dilma Moura
ASC CREA PE

Publicado em 8/04/08 19:14

 

Envie este texto para alguém   |   Página Inicial   |   Fale Conosco