Crea-PE

José Antônio Manso falou sobre os Sistemas GPS, AIS e VTS em Operações Portuárias no Terça no Crea

Os Sistemas GPS, AIS e VTS no Processo de Consciência Situacional em Operações Portuárias foi o tema do Terça  no Crea desta semana (13.11). A palestra realizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), pelo analista e especialista em Sistemas de Informações Geográficas (GIS) da UFRPE e autor do livro “GPS – Uma Abordagem Prática”, José Antônio Manso, mostrou a importância da Consciência Situacional para se tomar uma decisão e praticar um bom desempenho.

As pesquisas em Consciência Situacional desenvolveram-se, principalmente, na esfera aeronáutica, mas, é crítica em vários domínios, como: operações policiais, bombeiros, medicina e área portuária, afirmou Antônio. Na oportunidade, ele falou de pesquisa feita nos E.U.A. que apontam que 80% dos acidentes acontecem por falta de Consciência Situacional e citou o exemplo do naufrágio do Costa Concordia, na Itália, em janeiro de 2012, por negligência humana.

Referente à navegação costeira, o palestrante citou os três sistemas que auxiliam na percepção e compreensão do que acontece no ambiente: GPS, AIS e VTS. O sistema GPS recebe as informações de 24 satélites, armazena e emite dados como velocidade, curso, horário e coordenadas. Já o AIS é o sistema de identificação automática através de rádio que se utiliza do GPS que permite saber o tempo e o local de colisão com outro navio, é obrigatório em embarcações de grande porte. O Porto de Santos possui essa tecnologia. Quanto ao VTS, é um sistema eletrônico com capacidade de prover monitorização ativa ao tráfego aquaviário, cujo propósito é ampliar a segurança da vida humana no mar, da navegação e do meio ambiente nas águas de intensa movimentação de embarcações ou risco de acidentes. Nenhum porto do Brasil possui essa Engenharia.

 Para o encerramento do evento, um vídeo com estudo de caso foi apresentado: Gestão Portuária e Vigilância Costeira, uma operação real do VTS TimeZero, no Porto do Rio de Janeiro, via sensores instalados no alto do prédio onde fica situada a Radiomar, empresa parceira das pesquisas da  Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Skip to content