Crea-PE

José Mário presta homenagem na Soea ao Confea e Creas que comemoram 80 anos de criação

Dos 27 Conselhos Regionais, oito e mais o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), estão completando neste ano 80 anos de fundação. Para homenagear os Conselhos octogenários, o Crea-PE confeccionou placas comemorativas que estão sendo entregues aos presidentes dos regionais no estande do Crea-PE montado no Centro de Convenções Atlantic City, onde está sendo realizada a 71ª Soea, em Teresina (PI). Além do próprio Crea-PE, completam 80 anos de atuação os Regionais do Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

P1810398Na tarde da quarta-feira (13), o presidente José Mário fez a entregada das placas aos presidentes Luiz Alcides Capoani (Crea-RS), Antônio Carlos Albério (Crea-PA), Joel Krüger (Crea-PR), Francisco Kurimori (Crea-SP), José Tadeu da Silva (Confea) e Agostinho Guerreiro (Crea-RJ). Pelo Crea-MG, quem recebeu a homenagem, representando o presidente Jobson Andrade, foi o diretor administrativo-financeiro, Dennis Ayres de Oliveira.

 

 

 

 

P1810395Sobre como se sente em presidir a instituição numa data simbólica e ser homenageado, o presidente Capoani se disse honrado porque sendo da iniciativa privada e realizando, à frente do Conselho, uma atividade honorífica fica clara a aprovação do seu trabalho quando foi reconduzido, pelos profissionais que representa, para exercer o segundo mandato. Para ele duas coisas são importantes para o gestor: o reconhecimento e aprovação dos profissionais e as homenagens que recebe dos colegas do Sistema, a exemplo da homenagem que recebeu do presidente José Mário. “Temos certeza de que o nosso trabalho vale à pena por pequenos gestos como este. O nosso empenho e a nossa satisfação vêm do coração. Sabemos da importância da nossa missão de fiscalização, que é atividade de interesse social e humano, por meio da qual defendendo os interesses da sociedade. Aproveito para agradecer a todos os colegas pernambucanos pela homenagem”, disse Capoani.

O presidente do Crea-PR, Joel Krüger , recebeu a homenagem acompanhado do arquiteto Armando Strambi e do engenheiro civilP1810404 Gilberto Martins. O primeiro, presidente do Crea-PR, no ano em que o Conselho completou quatro décadas, e o segundo, também presidente do regional no ano dos 65 anos de fundação. Para Krüger, as homenagens também são importantes por que representam o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais das diversas modalidades. “A história do Conselho se confunde com a história do Paraná, pelas grandes obras estruturadoras que foram realizadas nos últimos 80 anos”, comemorou, o presidente que, se refere aos gestores de mandatos anteriores como presidentes de gestões anteriores.

Para o arquiteto Armando Strambi, nos anos que se seguiram ao seu mandato, o Conselho do Paraná alcançou grande evolução em todos os setores, fato que atribuiu para a melhoria e a atualização dos mecanismos que possibilitam que a fiscalização seja desenvolvida intensamente, possibilitando dar à sociedade o que é de direito: a segurança na execução de obras e serviços de Engenharia exercida por profissionais capacitados. “Se engana quem imagina que somos uma entidade com finalidade semelhante à dos sindicatos e associações. Nós somos um tribunal de Ética”, definiu Strambi.

A mesma opinião sobre o Conselho tem o também “presidente de gestões anteriores”, Ivo Gilberto Martins que garante “mesmo não gerindo o Regional, nunca deixamos de nos envolver com as questões da autarquia. Isso não significa que não tivemos diferenças com os gestores, mas passaram, por que o Sistema é muito maior do que qualquer divergência”, disse Martins ressaltando a competência e o empenho do presidente Joel em fortalecer o Crea-PR e valorizar os profissionais da área tecnológica. “Ações voltadas para a sociedade como as Fiscalizações Preventivas Integradas (FPI) e a própria revista do Crea-PR, que hoje é a de maior circulação no Paraná, possibilitam à sociedade se informar e reconhecer o trabalho do Conselho”, afirmou Gilberto Martins.

P1810408Emocionado, o presidente do Crea-SP, Francisco Kurimori, falou da satisfação de receber a homenagem, lembrando que não é apenas do presidente do Crea-PE, mas, dos profissionais, conselheiros e de todos que fazem o Conselho. “Recebemos em nosso Estado pessoas de todos os cantos do País, entre os quais, muitos pernambucanos. Esta, de certa forma, representa também uma homenagem aos pernambucanos que vivem em São Paulo”, ponderou Kurimori.

Seguindo os demais, o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, também foi homenageado pelos 80 anos do Federal, comemorados em 2013. Para José Tadeu,P1810421 o momento do Sistema é bastante importante, na medida em que cada vez mais, se investe em fiscalização que é atividade precípua do Sistema. “Hoje temos a fiscalização sendo realizada de forma efetiva, por todos os 27 regionais do País. Esse esforço nos permite fiscalizar cada centímetro quadrado, impedindo que as atividades de Engenharia e Agronomia sejam realizadas sem a participação de profissionais habilitados, garantindo à sociedade a proteção e a segurança necessárias”, ressaltou o presidente do Confea.

José Tadeu lembrou que tudo isso tem sido possível, graças à política de Integração Nacional que vem implementando a frente do federal, que entre outros, atende ao § 1º do artigo 53 da Lei nº 5.194/66, quando determina que o federal seja responsável por reunir, anualmente, conselheiros federais e regionais com a finalidade de promover a integração regional e o aperfeiçoamento da legislação. “O cumprimento do que está estabelecido por lei é o que, por exemplo, está possibilitando a realização desta 71ª Soea em Teresina, onde registramos 3.720 inscritos, número recorde, na história do evento, fazendo desta, a maior Soea já realizada pelo Sistema”, comemorou José Tadeu.

P1810442                 P1810447       Ao receber a homenagem das mãos do presidente José Mário, o presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, lembrou da grande parceria entre os dois. “Agradeço imensamente a homenagem que estamos recebendo de um dos companheiros com quem mais tive oportunidade de compartilhar uma parceria histórica. Na ocasião o presidente do Crea-RJ também homenageou os 80 anos do Crea-PE, com a entrega do Selo Comemorativo do Crea-RJ e uma edição Dos Anais de Trabalhos Premiados no III Prêmio Oscar Niemeyer – Trabalhos Científicos e Tecnológicos, promovido pelo Conselho carioca. José Mário agradeceu e se disse honrado em está sendo homenageado por quem tem recíprocos sentimentos.

 

 

 

Último a receber a placa comemorativa, o presidente do Crea-BA, Marco Antônio Amigo também falou sobre a alegria que sentia. “Esta homenagem tem uma importância muito grande, o reconhecimento de uma Crea irmão, parceiro nas ações regionais. Fico muito feliz de receber das mãos do companheiro José Mário, com quem tenho muitas afinidades e preocupações no fortalecimento do Sistema Confea/Crea”, concluiu, Marco Amigo.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE de Teresina (PI)

Skip to content