Nota de pesar pelo falecimento de Ariano Suassuna

arianoÉ com imenso pesar que o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, recebeu a notícia do falecimento do grande artista e ícone da cultura nordestina Ariano Suassuna, em decorrência de um grave acidente vascular cerebral (AVC). O artista que tinha 87 anos deixa um legado de imensurável riqueza para o povo pernambucano e nordestino. O enterro acontece nesta quinta-feira, a partir das 16h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Em forma de homenagem ao Mestre Ariano Suassuna, as bandeiras do Sistema Confea/Crea, de Pernambuco e do Brasil, localizadas na sede do Conselho pernambucano, amanheceram a meio mastro. O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, destaca a importância de Ariano para a cultura pernambucana e nordestina. “A vida e obra de Ariano ficará marcada para sempre em nossa história. Seu legado transcende a cultura e está enraizado no peito de todo nordestino. De forma única, ele ressaltou a cultura popular e foi um dos grandes idealizadores do Movimento Armorial, escola de pensamento que tinha como objetivo de criar arte erudita a partir da identidade nordestina. Por isso, a sua partida nos deixa órfãos de sua genialidade, bondade e paixão pela vida”, destaca José Mário Cavalcanti.

Rui Gonçalves

ASC/Crea-PE