Capa > Destaque > Nota de Repúdio Crea-PE

Nota de Repúdio Crea-PE

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Crea-PE, expressa veemente repúdio à Resolução 102/2020, do Conselho Federal de Técnicos, CFT. O normativo altera indevidamente, atribuições de técnicos de nível médio, extrapolando o campo de atuação para as competências próprias dos Engenheiros Geólogos.

Em respeito à sociedade, vimos a público esclarecer que os Geólogos executam e supervisionam serviços de maior complexidade, com base na construção de conhecimentos ao longo de cinco anos de graduação em curso superior, com 3.600 horas. Enquanto um curso técnico, de nível médio tem apenas dois anos e 1.200 horas de carga-horária, sem contar horas de estágio, que no caso do ensino dos técnicos, ensino médio, não é exigido. É totalmente contestável a atuação de técnicos em geologia no desempenho de funções cuja habilitação só é possível após uma formação de nível superior.

O Crea-PE, reafirma o compromisso com a proteção à vida, através de atividades executadas por profissionais com formação adequada, com o devido respeito às atribuições restritas aos graduados em nível superior.

Alinhado com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Confea, e Regionais de todo o país, o Crea-PE segue firme, em defesa dos profissionais das Geociências.