Novembro Azul: Crea-PE realiza, em parceria com o CONPEJ, ação de conscientização sobre o Câncer de Próstata

No mês de Combate ao Câncer de Próstata, instituído como “Novembro Azul”, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), em parceria com o Conpej, trouxe para a manhã desta sexta-feira (30) a palestra “Homem que se cuida, não perde o melhor da Vida”, dirigida pela convidada Manoela Alves de Queiroz, enfermeira da Gestão de Atenção à Saúde (GEAS) da Unimed Recife, que esclareceu todos os passos necessários para o diagnóstico e tratamento da doença.

O evento também contou com a participação de Roberto Muniz, 2° vice-presidente do Crea-PE, e da delegada regional Adriana Rodrigues, representante do Conpej – Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República, onde apresenta, dentre outros objetivos, qualificar e especializar profissionais através de cursos, palestras, seminários e congressos. Os profissionais registrados no Crea-PE, e em dia com a anuidade, possuem 10% de desconto nos cursos ofertados pela instituição.

Durante a palestra, foram distribuídos panfletos com informação sobre o tema a todos os participantes, incluindo funcionários de vários setores e gerações diferentes, com intuito de alertar para a prevenção em qualquer idade. Apesar de considerado um câncer da 3° Idade, situações precoces da doença são encontradas, principalmente em casos de câncer na família em parentes de primeiro grau, como pai ou irmão acometidos.

Entre os fatores que podem aumentar a incidência, além da idade, estão alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade. O único exame feito para detectar a doença ainda é o exame de toque retal, acompanhado algumas vezes do PSA (anualmente a partir dos 45 anos). Já o ultrassom transretal e a biópsia, são feitos apenas para confirmação, em casos de suspeita da doença.

Outro câncer pouco falado, mas não menos perigoso, é o câncer de pênis, este relacionado a má higienização do órgão genital masculino e a falta do uso contínuo da camisinha.

A enfermeira Manoela reforçou que ainda existe muito preconceito para a realização do exame, o que dificulta muito a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por isso a importância de se divulgar, com afinco, a iniciativa do Novembro Azul.

O encerramento se deu com um grande café da manhã e sorteios de brindes na área de convivência, onde na oportunidade comemorou-se os aniversariantes do mês em questão.