Novo modelo de carteira profissional é apresentado no Colégio de Presidentes

apresentação 1O novo modelo de carteira profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua, aprovada pela Resolução 1059/2014, foi apresentada aos presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de todos os estados da Federação e mais o presidente do Conselho Federal (Confea) em exercício, Julio Fialkoski, na 5ª reunião do Colégio de Presidentes do Sistema. Na ocasião, o chefe de Gabinete do Confea, José Gilberto Campos, falou sobre os benefícios que o documento irá trazer para todos os profissionais.

Na visão de Campos, o principal avanço é a maior agilidade na emissão e entrega. “Com o novo documento, o profissional ganha também quando tem sua carteira em menos tempo. Além disso, ela tem a certificação digital A3, que também dá mais segurança na identificação e, claro, menor custo”, explica o chefe de Gabinete.

apresentação 3Para garantir a maior segurança, a carteira apresenta texto em azul, emblema de armas da República, logomarca do Confea/Crea e código de barras bidimensional.  Com isso, a partir da determinação, todos os Conselhos Regionais têm até 180 dias para começar a produzir os novos documentos. Para isso, será feito um processo licitatório para aquisição das impressoras, cartões e suprimentos.

Além disso, de acordo com Campos, será necessário uma consulta de empresa certificação digital e carimbo do tempo. “Será fundamental iniciar uma fase piloto, para implantação, criar termo de abertura e plano de projeto e matrizes de responsabilidade e Comunicação e de Análise de Risco”, explica.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE