Crea-PE

O Engenheiro pernambucano José de Medeiros Machado será homenageado na 74ª SOEA no Pará

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), indicou e foi aceito pela Comissão do Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o engenheiro civil José Medeiros Machado, para ser homenageado com a Inscrição no Livro do Mérito, do CONFEA, no maior evento da categoria: a 74ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, que acontece na noite de 11 de agosto, em Belém (PA). A recomendação do CREA-PE foi feita a partir da sugestão da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE).

Sobre a homenagem, a viúva Jandira Dantas, mãe de Jane e Fábia, disse estar muito feliz. “Ele era estudante de Engenharia Civil aqui no Recife quando foi instruído pelo professor a ir estudar Física no Rio de Janeiro com o professor César Lates. Lembro que éramos namorados e só o via quando ele vinha ao Recife fazer as provas do curso de Engenharia”, explica acrescentando que “quem conheceu o meu marido sabe da luta dele para estruturar o curso de Física nas universidades Federal (UFPE) e de Pernambuco (UPE), inclusive, no que se refere aos laboratórios”, revelou.

Por fim, falou da satisfação de ver o trabalho do marido ser reconhecido e, em nome de toda a família agradeceu a deferência com visível alegria.

A cada ano, 24 profissionais são homenageados. Desses, 12 recebem a Medalha do Mérito em reconhecimento as contribuições que deram para o desenvolvimento tecnológico, para a qualidade de vida ou para o aprimoramento das profissões das áreas tecnológicas. Os demais homenageados, já falecidos, recebem homenagem póstuma, com a inscrição dos seus nomes no Livro do Mérito.

Com vasto grau de conhecimento que se deu por meio de uma formação profissional envolvendo graduação em Engenharia Civil na Escola de Engenharia da Universidade do Recife, hoje Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); cursos de Física e Estágio no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, sob patrocínio do CNPq; curso de aperfeiçoamento em Física para professores universitários, na Universidade de São Paulo e sob patrocínio do CNPq e Capes; estágio no Laboratório de Estado Sólido e baixas Temperaturas da Cadeira de Mecânica Quântica e Estatística do professor Newton Bernardes na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo; cursos de extensão universitária nas Universidades Federais de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo; cursos de Técnicas de Administração na UFPE; através da Royal Society e do CNPq, estágios nas Universidades de Oxford, Bristol, Sussex e Brighton Polytechinic e Chelsea College of Tecnology, com a finalidade de adquirir novas experiências administrativas, técnicas e científicas, para introduzi-las no desenvolvimento do Instituto de Física da UFPE.

Atividades profissionais e acadêmicas 

Falecido em 13 de outubro de 2004, aos 73 anos, o , concorreu à comenda com um resumo de atividades que inclui: professor Titular do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal de Pernambuco; professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco; diretor por duas gestões do Centro de Ciência Exata e da Natureza – CCEN-UFPE, vice-diretor do Instituto de Física da UFPE a partir de outubro de 1969, passando a diretor em exercício de 1971 até maio de 1972, quando então eleito, passou a diretor efetivo com mandato de 4 anos.

Também foi o primeiro coordenador Setorial da Área de Tecnologia e Ciências Exatas do Ciclo Geral da UFPE, presidente da Copertide em Pernambuco, coordenador Geral Geral do Ciclo Geral da UFPE, professor Adjunto e posteriormente regente da cadeira de Mecânica Geral e Grafoestática da Faculdade de Arquitetura da antiga Universidade do Recife. Professor da cadeira de Teoria Atômica da Matéria no Instituto de Física e Matemática da UFPE, Professor da cadeira de Física Superior da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco. Professor Catedrático-CódigoEC- 501, da cadeira de Física da Escola de Engenharia da Universidade do Recife, sendo estabilizado no cargo através da portaria de 20 de junho de 1968, da Presidência da República, quando se encontrava em processo de inscrição para Concursos de Títulos e Provas e Defesa de Tese.

Ministrou o curso de Mecânica Racional e de Física Teórica para bolsistas do Instituto de Física e Matemática da Escola Politécnica. Ministrou o curso de Termodinâmica ao nível de pós-graduação de Introdução à Engenharia Nuclear, no Centro de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco. Ministrou curso regional de reciclagem para professores de Física promovido pela Sociedade Brasileira de Física no CCEN da UFPE. Foi professor representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE) durante o período de 1974 a 1977.

Na qualidade de membro do Corpo Científico do CECINE, coordenou o curso de Física do PSSC, de âmbito nacional, realizado em Natal, Rio Grande do Norte. Ainda foi presidente da Comissão para Implantação do Sistema de Computação Eletrônica da UFPE, executor dos convênios BNDF/UFPE/IF. Foi o primeiro membro do Conselho Administrativo da Escola Politécnica da FESP e Membro do Conselho de Curadores da UFPE.

Pró-reitor de Planejamento da UPE, assumindo por quatro vezes em caráter provisório o cargo de Reitor da UP/FESP. Vice-diretor da Escola Politécnica de Pernambuco da UPE. Membro da Comissão de Elaboração do Novo Regimento do Conselho Universitário da UFPE. Presidente da Comissão de Assessoramento para elaboração do projeto arquitetônico do prédio do CCEN/UFPE. Engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco, na seção de Cálculos e Projetos; engenheiro do Departamento de Obras e Fiscalização dos Serviços Públicos de Pernambuco, onde ocupou o cargo de chefe da seção de Topografia.

Engenheiro chefe da Empresa de Engenharia Machado & Campelo Ltda e Engenheiro Construtor do Conjunto destinado de Educação de Pernambuco, no Parque 13 de Maio.

Pular para o conteúdo