26/04/2017
Capa > Destaque > Palestra do Terça no CREA avalia a evolução dos sistemas de custos e produtividade nas obras

Para tratar do tema do Terça no CREA de ontem (18), sobre redução de custos e aumento da produtividade nas obras com a utilização do BIM e do LEAN, foram convidados o engenheiro civil, Heron Santos e o engenheiro eletricista, Henrique Diniz.

Durante a palestra os profissionais abordaram a evolução dos processos com ênfase, inicialmente, nas fases de empreendimento, ressaltando a evolução dos Sistemas de TI, e da Engenharia e Arquitetura, desde os anos 70, com o processamento de dados externos às organizações e a utilização das maquetes em 3D.

Já nos anos 80, sob a mesma ótica a novidade foi o surgimento dos computadores de mesa que possibilitou a criação de departamentos como: comercial; logística; de atendimento ao cliente. Ainda na mesma década, a criação e utilização dos softwares em 3D e logo após surge o AutoCAD, software que revolucionou a atividade da Engenharia e da Arquitetura.

O coroamento desses avanços se deu de forma mais efetiva nos anos 90 com o surgimento dos ERP é uma sigla derivada do nome Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra, significa Planejamento dos Recursos da Empresa. ERPs são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Além desses, o aperfeiçoamento dos softwares 3D com modelos paramétricos.

Também discorreram sobre os benefícios do BIM para as organizações, na medida em que proporcionaram significativa evolução nos processos tecnológicos que acabaram por incentivar o aperfeiçoamento de todos os envolvidos nos empreendimentos. E,  a utilização do LEAN, possibilitou uma análise precisa das perdas na construção além das associadas aos desperdícios de materiais.

Ao final das exposições foi aberto espaço para perguntas e respostas.