Crea-PE

Plano Diretor da Cidade do Recife lota evento do Terça no Crea desta semana.

Se fortalecendo, cada vez mais, como um projeto de êxito, o Terça no Crea, implantado em março de 2016, pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE),  engenheiro civil Evandro Alencar, começa a alçar vôos e deverá ser replicado por outras regionais Brasil a fora.
A discussão semanal de temas técnicos de interesse dos profissionais das diversas categorias representadas pelo Conselho, assim como também da sociedade, tem público garantido. O tema desta semana, sugerido pelo Comitê Tecnológico Permanente (CTP) dentro do eixo Mobilidade Urbana, sob a coordenação dos engenheiros civis João Recena e Mário Antonino, não foi diferente.
A abordagem do tema contou com a participação do Secretário da prefeitura do Recife, responsável pelo desenvolvimento do Novo Plano Diretor do Recife, Antônio Alexandre  e do presidente do Instituto Pelópidas da Silveira, organismo responsável pela elaboração do Novo Plano de Mobilidade do Recife, João Domingos Azevedo, ambos como expositores. Como debatedores participaram o Professor da UFPE, Doutor em Transportes e Consultor, Oswaldo Lima Neto; o Professor da UFPE, Gestor Público, Consultor e membro titular das Academias Nacional e Pernambucana de Engenharia, Maurício Pina e, o Planejador, Consultor e Especialista em Ciência e Tecnologia, Cláudio Marinho.
No material apresentado, o projeto do Plano contemplando Mobilização Institucional e Político-territorial, mostrou estratégias do ordenamento territorial e organograma que se inicia a partir das disposições contidas na Constituição Federal. Ainda de acordo com o documento, os principais objetivos do projeto é a valorização, preservação e recuperação, de forma sustentável e estratégica dos recursos naturais e culturais da cidade, articulados de modo a formar um sistema integrado.
Na mesma noite foi também exibido o Programa de Melhorias do Acesso às Oportunidades, representado por signos visuais que fazem referência aos diversos modais de transportes, assim como aos transeuntes e pessoas com necessidades especiais, tendo como slogan “A cidade para as pessoas”. O material tem um detalhamento minucioso de como alcançar as melhorias planejadas.Outro documento intitulado “O Recife que Queremos”, especificou o que deverá ser a Construção Coletiva das Estratégias de Ordenamento Territorial.
O professor Maurício Pina apresentou o material O Novo Plano Diretor do Recife e a Mobilidade Urbana. Nele, discorreu sobre os dispositivos legais que amparam a proposta, passando pela quantidade de municípios do Estado de Pernambuco e suas populações. O especialista chama a atenção para o fato de que um pilar fundamental do Plano é a prioridade que deverá ser conferida ao transporte coletivo de passageiros, com a gestão metropolita e não municipal. Mauricio concluiu sua participação afirmando que as principais características do Novo Plano de Mobilidade Urbana da Cidade do Recife precisam ter : inovação com uso intensivo de tecnologia, atualização contínua, participação e  baixíssimo custo.
O evento encerrou com interação do público quando do momento aberto a perguntas e respostas.
Pular para o conteúdo