Plenária Itinerante em Afogados da Ingazeira inaugura um novo formato do Projeto

A abertura da 8ª Plenária Itinerante realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), na sexta-feira (14.09), no município de Afogados da Ingazeira, ocorreu às 19h, no auditório da Faculdade do Sertão do Pajeú (Fasp), com a organização prévia, participação e apoio integral do inspetor Coordenador, Elias da Silva. No entanto, diferente das edições anteriores, já na tarde da sexta-feira (14), duas atividades foram realizadas. A primeira delas, já contemplada em outras edições foi a realização da reunião de integração presidente e inspetores, em seguida, atividade proposta pela Comissão de Meio Ambiente do Conselho.

No final da mesma tarde, as 17h, a Comissão de Meio Ambiente do Crea-PE, sob a coordenação do engenheiro de pesca José Rodolfo Rangel promoveu, com a presença do presidente Fernando Lapenda, do engenheiro Mário Antonino, de representantes da prefeitura, engenheiros e pescadores locais, o peixamento do Açude de Brotas, com a soltura de mais de 15 mil filhotes de peixes da espécie tambaqui. A iniciativa foi amplamente elogiada pelo presidente em exercício Fernando Lapenda e pelos demais membros do plenário que, após fala do engenheiro Rodolfo Rangel agradecendo o apoio da gestão para viabilidade da ação, recebeu aplausos do plenário em reconhecimento à importância da ação. Ainda de acordo com o presidente Fernando Lapenda, iniciativas semelhantes passarão a fazer parte da

programação das próximas plenárias itinerantes.

O grande momento do encontro aconteceu à noite com a palestra sobre o tema “Barragem de Brotas, Marco Hídrico do Desenvolvimento Econômico do Pajeú e a Evolução dos Métodos Construtivos Atuais”, realizada pelo engenheiro responsável pela obra de construção da barragem, na década de 70, professor Mário Antonino.

Sobre a obra que, claramente, representa um grande marco para o profissional e para o cidadão Mário Antonino, não só pelos desafios enfrentados no decorrer da construção, mas, sobretudo pelo caráter social de um trabalho que mudou a vida das populações dos municípios da região, garantindo água para uma população gravemente castigada pela seca que assolava e continua maltratando os nordestinos, o engenheiro pediu às autoridades locais e ao Crea-PE, especial atenção para que Brotas continue desempenhando o importante papel que lhe cabe.

Em seguida, o palestrante trouxe informações quanto à irregularidade na distribuição hídrica no mundo, defendendo a busca de alternativas capazes de minimizar os resultados dessa realidade. Algumas das alternativas apontadas pelo palestrante dizem respeito aos processos de dessalinização das águas, realizado, segundo Mário Antonino, em mais de 50 países, a adoção das chuvas artificiais e o cultivo de plantas com membrana passível de realizar osmose reversa. Nesse espírito, explicou que as tecnologias atuais nos permitem realizar ações capazes de mudar situações desfavoráveis às populações. “Só na Engenharia temos mais de 298 cursos diferentes”, justificou.

Na sua fala, mais do que aspectos técnicos, foram fortemente defendidas as intervenções de obras que assegurem a manutenção da barragem que representa um equipamento de grande importância para o estado e, sobretudo, para os cidadãos.

Concluindo a sua participação, o engenheiro Mario Antonino, falou da satisfação de ter dado “a modesta contribuição como profissional, cidadão e ser humano que trabalha com o objetivo de fazer bem ao próximo, realizando a obra não só da barragem, mas, todos os trabalhos de Engenharia que desempenhou ao longo da sua trajetória profissional”.

No final da noite, a solenidade se revestiu de momentos emocionados em que, o engenheiro Mário Antonino recebeu homenagens do promotor do Ministério Público de Pernambuco em Afogados da Ingazeira e membro do Rotary, Lúcio Luiz de Almeida Neto e do inspetor Elias da Silva que, individualmente, declamaram poemas para o palestrante.

Participações – Bastante prestigiada a solenidade de abertura do evento contou com a presença do presidente licenciado do CREA-PE, Evandro Alencar, vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessando Palmeira, do representante do diretor Geral do Instituto federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), professor Marlon Oliveira, do inspetor coordenador da regional do Crea-PE no município, Elias da Silva, dos diretores da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Adriano Lucena, Marcelo Tabatinga e Clayton Ferraz, presidente do Rotary local, Ana Lúcia de Oliveira, secretários municipais de saúde e de Obras e Infraestrutura Artur Amorim e Silvano Brito, respectivamente, assessor de Imprensa do município, Rodrigo Lima, presidente da Cooperativa de Energia, Comunicação e Desenvolvimento do Alto Pajeú (Ceralpa), Ednaldo Feijó, estudantes e, demais interessados.