Crea-PE

Plenária Solene marca 80 anos de fundação do Crea-PE


Com uma Plenária Extraordinária Solene, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, deu continuidade, nesta quarta-feira (23), as comemorações de 80 anos de existência do órgão. A solenidade aconteceu no auditório da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), em Santo Amaro. Na ocasião, José Mário homenageou ex-presidentes, outros Regionais que também festejam a data magna este ano, além de promover o lançamento e a obliteração de selo especial comemorativo.

Na abertura, José Mário destacou a história de conquistas e consolidação do Regional Pernambucano. “O Brasil experimentou importantes avanços no campo cientifico e tecnológico. Em todas essas mudanças da sociedade, o Crea-PE cresceu e se fortaleceu, cada vez mais aberto à sociedade, menos cartorial e corporativo e mais atuante.  Em todo este tempo, a instituição sempre foi protagonista seja na regulamentação e exercício das atividades profissionais, seja no aperfeiçoamento das áreas tecnológicas ou na defesa dos interesses da sociedade”, ressaltou José Mário Cavalcanti.

Solene
A mesa de abertura da Plenária Solene em comemoração dos 80 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Formação da esquerda para a direita: Roberto Freire (Fisenge), Henrique Lins (Mútua), Pedro Luiz Mota Soares (Correios), José Mário Cavalcanti (Crea-PE), Eudes Souza Leão (Ass. Pernambucana de Ciências Agronômicas), José Roberto Cavalcanti (Poli) e Joaquim Teodoro Romão (Unicap).

Em seu pronunciamento, o presidente também destacou a contribuição de cada ex-presidente e colaboradores, que ajudaram a construir a imagem participativa e dinâmica do Regional. “Desde 1934, o Crea-PE foi dirigido altivo e soberanamente, em parceria com seus colaboradores, por ilustres cidadãos e profissionais do Sistema, para os quais expressamos nossos mais elevados protestos de respeito e de admiração. A todos os ex-presidentes, lideres incontestes de nossa categoria profissional,  que doaram parte de suas vidas e dedicaram tempo para assumirem tal responsabilidade como gestores e assim contribuíram com o fortalecimento do Conselho. A todos os ex-presidentes, dedicamos aqui o nosso reconhecimento, nossa eterna gratidão e as nossas justíssimas homenagens pelo relevante serviço prestado ao Sistema Confea/Crea”,  destacou.

O presidente do Crea-PE ainda prestou uma homenagem a todos os colaboradores que passam pelo Regional nesses 80 anos de história. “Aos nossos valorosos colaboradores, também devemos o que fomos e o que representamos hoje. Cito especialmente a colaboradora mais antiga,  Arlete Franco Belo, que tem 66 anos de serviço prestado e ,em seu nome, tributo as nossas homenagens a todos os que fazem o Crea-PE”, afirmou José Mário. Ele ainda aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem in memoriam a ex-colaboradora Eugênia Falcão, que faleceu este ano.

plen solene 2
O presidente José Mário apresentando o Livro do Mérito da Engenharia em Pernambuco, aonde ficará registrado os nomes dos notáveis engenheiros pernambucanos, iniciando com os presidentes do Crea-PE que o antecederam.

Para finalizar, o presidente ressaltou a felicidade de estar à frente da instituição em duas datas tão importantes para o Regional. “Sinto-me privilegiado por poder comemorar os 75 anos, festejado no início de minha gestão em 2009, e os 80 anos, agora em 2014, de existência deste órgão”, finalizou.

Para o 1° vice-presidente do Crea-PE, o engenheiro civil Arnaldo Cardim, uma data como o aniversário de 80 anos de existência do Regional merece uma comemoração a altura. “Eu estou orgulhoso e honrado de participar da diretoria num momento histórico para o Crea-PE.  Acredito que todos que fazem parte do Sistema devem estar felizes com o reconhecimento e fortalecimento do órgão. E uma data assim precisa ser comemorada e festejada durante muito tempo. Por isso, nós organizamos um calendário com diversos eventos para marcar de forma positiva a todos”, explicou Cardim.

Já o atual chefe de gabinete e ex-presidente do Conselho, Osvaldo Fonsêca,  reafirmou o comprometimento do Crea-PE com o serviço prestado a sociedade. “A partir da gestão do grande Jaime Gusmão, nós tivemos um Conselho mais aberto à sociedade, disposto a se envolver em todas as questões do dia a dia da sociedade”, destaca Fonsêca. Para ele, o serviço prestado como a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), ação desenvolvida em sua gestão, no ano de 1989, e adotada por todos os regionais do Sistema Confea/Crea, é um grande exemplo da força e empenho do órgão em fazer uma sociedade mais justa e melhor para todos.

plen solene 3
Doutor e presidente da Academia Pernambucana de Ciências Agronômicas, Eudes Souza Leão, realizando a obliteração do selo comemorativo dos 80 anos do Crea-PE.

O reconhecimento da importância do Crea-PE para a sociedade pernambucana também foi reafirmado por outras instituições que estiveram presente. O presidente da Academia Pernambucana de Ciências Agronômicas, engenheiro agrônomo Eudes de Souza Leão Pinto, falou sobre o posicionamento de destaque de Pernambuco no cenário nacional e a participação da Engenharia e Agronomia. “O nosso Estado fica numa posição de relevo no cenário brasileiro, o que mostra o quanto essas ciências merecem o nosso respeito, consideração e admiração”, finalizou Eudes.

Para finalizar a noite, o diretor regional dos Correios, Pedro Luiz Mota Soares, fez o lançamento e obliteração do selo comemorativo dos 80 anos do Crea-PE. Ao lado dele, participaram da solenidade o engenheiro civil Henrique Luduvice, o diretor geral regional da Mútua, Henrique Lins, o presidente da Academia Pernambucana de Ciências Agronômicas, Eudes de Souza Leão Pinto, o diretor da  Federação de Sindicato de Engenheiros (Fisenge), Roberto Freire, o representante da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e coordenador da graduação de Engenharia Civil da instituição, Joaquim Teodoro Romão, e o diretor da Escola Politécnica de Pernambuco, José Roberto Cavalcanti.

 

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE

 

Skip to content