Polo de desenvolvimento do Sertão, Araripina tem Inspetoria do Crea-PE para atender profissionais e empresas de oito cidades

araripinaDistante 621 quilômetros da capital, Araripina é cidade sede de uma das 14 inspetorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Inaugurada em setembro de 2002, a Inspetoria Regional atende profissionais e empresas das cidades de Araripina, Bodocó, Exú, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri e Trindade.

A inspetoria fica localizada na Avenida Florentino Alves Batista, nº 40, dentro da Galeria Maria Clara, no Centro de Araripina, e faz atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h à 13h30.  Conta o auxílio de três inspetores: o engenheiro agrônomo e tecnólogo em administração rural Heleno Mendes Cordeiro, inspetor coordenador; a engenheira civil Sandra Cecília de Almeida, inspetora secretária; e o engenheiro de pesca e Seg. do trabalho Albério Feitoza Calado, inspetor tesoureiro. A equipe da Inspetoria ainda conta com a analista de processos Jacksandra de Alencar Souza e os fiscais Odon Correia e Jardê Francisco da Silva.

araripina2A extração e comercialização do calcário, principal matéria-prima do gesso, é um grande vetor econômico da cidade. Além deles, a mandiocultura, apicultura, ovinocaprinocultura e energia eólica movimentam o mercado das áreas tecnológicas. “O grande mercado de gesso acaba influenciando novas construções. Aí é que entra nossa atuação. Na fiscalização do exercício profissional e fortalecimento das profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua”, explica o inspetor Heleno Mendes.

Na inspetoria, os profissionais e empresas encontram todos os serviços de atendimento que a sede disponibiliza como emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica  (ART), registro, visto, certidões, defesa de auto de infração e notificação.

Rui Gonçalves e Eduardo Santos
ASC do Crea-PE