Pós-Graduação em Engenharia Civil promove defesas de teses e dissertações

Recife, 03 de setembro de 2009 – O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoverá, no dia 18 de setembro, a defesa de duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. O cultivo de feijão caupi, tratamento de água e desempenho de lagoas de polimento estão entre os temas tratados nas pesquisas.

As dissertações serão defendidas na sala de aula da pós-graduação em Engenharia Civil, no 6º andar do Centro de Tecnologia e Geociências, e a defesa da tese acontecerá no auditório da pós-graduação em Engenharia Civil, também no 6º andar.

Programação:

8h – Dissertação: “Estudo comparativo da aplicação de lodo e de efluente de reator UASB no cultivo de Feijão Caupi (Vigna Unguiculata (l.) Walp)”

Mestranda: Tatiane Lima Verde Monteiro.

Banca examinadora: Maria de Lourdes Florêncio dos Santos, orientadora do trabalho e professora do Departamento de Engenharia Civil da UFPE; Clistenes Williams Araújo do Nascimento, co-orientador e professor do Departamento de Agronomia da UFRPE; e os professores Roque Passos Piveli, do Departamento de Hidráulica e Sanitária da Universidade de São Paulo (USP); e Miguel Mansur Aisse, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

14h – Dissertação: “Tratamento de água de produção por sistema de flotação por ar dissolvido e sedimentação”

Mestranda: Taciana Antonia dos Santos.

Banca examinadora: professores Érika Pinto Marinho, do Núcleo de Tecnologia do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE; Valdinete Lins da Silva, do Departamento de Engenharia Química da UFPE; Letícia Maria de Oliveira, co-orientadora e professora do Colegiado de Engenharia Mecânica da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); e Dib Gebara, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

Orientador: professor Mário Kato, do Departamento de Engenharia Civil.

14h – Tese: “Avaliação do desempenho de lagoas de polimento em escala piloto utilizadas para pós-tratamento de efluentes de reator anaeróbio”

Doutoranda: Silvana Flávia Silva de Araújo.

Banca examinadora: professores Miguel Mansur Aisse, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da UFPR; Carlos Nobuyoshi Ide, do Departamento de Hidráulica e Transportes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Cícero Onofre de Andrade Neto, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e Paula Frassinetti Feitosa Cavalcanti, da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande.

Trabalho orientado e co-orientado, respectivamente, pelos professores Sávia Gavazza dos Santos Pessôa, do Núcleo de Tecnologia do CAA, e Mário Kato, do Departamento de Engenharia Civil da UFPE

Locais: As dissertações serão apresentadas na sala de aula da Pós-Graduação em Engenharia Civil, no 6º andar do Centro de Tecnologia e Geociências, e a tese no auditório da Pós-Graduação em Engenharia Civil, também no 6º andar.

Mais informações:

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil