Presidente do Crea-PE participa do Colégio de Presidentes do Sistema  Confea/Crea

COLEGIO 1 FORAO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, José Mário Cavalcanti, e o superintendente do Regional pernambucano, Roberto Arrais, participam, até a próxima sexta-feira (18), da 6ª Reunião Ordinário do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mútua, que acontece no Rio Branco, capital do Acre.  Na abertura do encontro, o prefeito da cidade sede do evento, Marcus Alexandre, ministrou palestra sobre as obras estruturadoras de Rio Branco. Na ocasião, o prefeito agradeceu a oportunidade de mostrar os projetos municipais para representantes da Engenharia Nacional vindos dos quatro cantos do País. A reunião do CP acontece no auditório da OAB-AC.

Na programação de quarta-feira, os presidentes de Creas visitaram a Assembleia Legislativa do Acre para participar de solenidade comemorativa aos 36 anos do Crea-AC. “Estamos gratos a todos”, disse Amarildo Uchôa, presidente do regional acreano. Na oportunidade, o presidente do Confea ressaltou a importância de os deputados estarem atentos à criação de leis que ajudem a Engenharia no cumprimento seu dever social.

Controle interno é destaque

A abertura dos trabalhos da tarde foi marcada pela apresentação do presidente José Tadeu sobre a participação do ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, no IV Encontro Nacional de Contadores e Auditores. O presidente mostrou ao colegiado trecho do vídeo em que o ministro Nardes ressalta a importância do controle interno e o papel do Confea nas auditorias do Sistema. Em sua palestra, Nardes chama de “salutar” o exercício do controle interno pelo Confea em relação aos Regionais e disponibiliza apoio do TCU para essa atribuição do Federal. Após sua explanação, José Tadeu distribuiu a todos os presidentes um DVD com as orientações do Ministro a respeito do assunto.

Comemoração

O Crea-AC preparou programação intensa para comemorar seus 36 anos,  realizada paralelamente ao Colégio de Presidentes. O encerramento dessas atividades de comemoração será feito na noite desta quinta-feira (17), quando o Conselho Regional homenageará profissionais e lideranças que contribuíram para a consolidação do Crea-AC.

COLEGIO 1 DENTROColégio de Presidentes

O Colégio de Presidentes é um fórum consultivo do Sistema Confea/Crea e Mútua, composto pelo presidente do Confea, pelos presidentes dos Conselhos Regionais e pelo presidente da Mútua. Seu objetivo é buscar a unidade de ação no que se refere ao funcionamento do Sistema e à uniformização de procedimentos, visando à maximização da eficiência e da eficácia. Esse colegiado se reúne cinco vezes ao ano e a reunião de Rio Branco é a penúltima ordinária de 2014.

Uma das competências do CP é se manifestar acerca de consultas encaminhadas pelo Confea, por meio de propostas dirigidas aos Creas. Periodicamente, o colegiado se reúne para tratar de temas relacionados à área tecnológica e assuntos institucionais e políticos de abrangência do Sistema.

Equipe de Comunicação do Confea