Presidente Evandro Alencar participa de reunião do CP em Aracaju

Em Aracaju, aonde participa da quarta-feira (12) a sexta-feira (14), no Delmar Hotel, da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, juntamente com o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) Joel Krüger e demais presidentes de Creas do País, discutirá ações de interesse da Engenharia, Agronomia e Geociências que compõem  uma extensa pauta com temas relevantes para os profissionais e a sociedade.

Na abertura da reunião nacional, o presidente Evandro Alencar saudou os integrantes da mesa diretiva, os presidentes dos Creas, o conselheiro federal por Pernambuco, Ernando Alencar, informando que, como ele próprio iniciou seus trabalhos no Sistema sendo inspetor do Crea-PE, representantes das entidades nacionais e os colaboradores do Crea, Confea e Mútua que estão trabalhando na organização e realização do encontro.

Em seguida, o presidente pernambucano apresentou ao grupo a chefe de Gabinete do Crea-PE, Marcella Guimarães, informando que antes de assumir essa chefia já desempenhava a função de gerente de Políticas Institucionais. Comunicou que todos receberão o convite para inauguração da sede própria da regional de Araripina, explicando ser o primeiro município a receber a doação do terreno, foi o critério para definir aonde seria realizada a obra. Para concluir suas considerações iniciais deu ciência a todos sobre a Prêmio recebido pelo Crea-PE do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE), que foi entregue as 5 melhores empresas públicas com melhor Programa de Estágio.

A reunião do CP traz para debate, demandas e sugestões que visam à melhoria do Sistema. Dentre os itens da pauta está a proposta do Crea-SE. ”Propomos que o Sistema Confea/Crea por meio das instancias competentes, analise a situação existente e defina, de forma clara, a adoção de procedimentos pelos Conselhos Regionais quanto a aceitação ou não de cadastro de cursos ofertados por institutos de qualificação, que através da terceirização de atividades acadêmicas de uma instituição ensino-IE promovam sua oferta e realização. Hoje existem entendimentos e procedimentos diferenciados quanto à questão cadastral de cursos”, explica o presidente do Crea-SE, Arício Resende.

Também faz parte da pauta, a elaboração do Manual de Operacionalização da Resolução nº 1.073, a qual regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea, a ser aprovado através de decisão normativa específica.

ABNT

A reunião de Colégio de Presidentes terá a presença do presidente eleito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), engenheiro Mário William Esper que fará a apresentação institucional da Associação e do convênio firmado com o Confea. ‘O convênio alcança o profissional que está na ponta porque oferece aos profissionais registrados no Sistema, 50% desconto na compra de qualquer norma técnica. Os profissionais associados à Mútua têm 60% de desconto”, informou Fabyola Resende, engenheira eletricista com especialização em segurança do trabalho, que responde atualmente pela Gerência de Relacionamentos Institucionais (GRI).

Frente Parlamentar da Engenharia

Na sexta-feira (14) às 9horas, terceiro dia da reunião do CP será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Infra-Estrutura e Desenvolvimento do Estado de Sergipe. Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Arício Resende Silva,  a  instalação da Frente  é um importante mecanismo de diálogo e de aproximação do Crea-SE com o Poder Legislativo.