Profissionais discutem propostas encaminhadas do Seminário Confea/CAU

cp_centrooeste_publicoOs profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua se reuniram na manhã deste domingo (10) para apresentar as propostas aprovadas no Seminário Confea CAU/BR, realizado no mês de julho. A reunião abriu a programação pré-eventos da 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

O encontro, de caráter consultivo, teve o objetivo de apresentar as propostas de consenso e definir os mecanismos de votação e operacionalização entre os dois Sistemas Profissionais.

Nos dias 24 e 25 de julho, foi realizado em Brasília, o Seminário Confea/CAU, que discutiu atribuições dos profissionais vinculados aos dois conselhos. Na ocasião, divididas em quatro grupos de trabalho com os eixos temáticos: Exercício Profissional, Fiscalização, Ensino e Ações Interinstitucionais, lideranças dos conselhos apresentaram 23 propostas de convergência que estão sendo discutidas na Soea e serão analisadas pelos respectivos plenários e comissões dos conselhos.

Na reunião, a categoria defendeu o respeito à legislação vigente e a definição das competências profissionais de forma específica, respeitando as diferenças profissionais. “Podemos negociar e buscar o entendimento. O que não podemos é abrir mão das prerrogativas legais sob pena de colocarmos em risco a sociedade e a segurança da nação”, ponderou a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), engenheira agrônoma Gilcélia Araújo. Outra questão evidenciada foi a necessidade da unificação de entendimentos entre os Regionais no que diz respeito às Resoluções 21 e 51, do CAU, cuja condução tem sido diversa. As discussões vão ter continuidade na agenda de atividades posteriores à Soea.

No encerramento, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, falou sobre a importância de o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia ter um bom relacionamento com o Cau e demais conselhos profissionais, a fim de harmonizar questões de sombreamento.

Os trabalhos foram conduzidos pelo chefe de Gabinete do Confea, engenheiro civil José Gilberto Pereira; coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), engenheiro de alimentos Gumercindo Ferreira; assessor especial do Confea, engenheiro eletricista Edson Macedo; e o presidente do Crea-PE, engenheiro civil José Mario de Araújo Cavalcanti.

Também compuseram a mesa de trabalho o conselheiro federal do Piauí e coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), engenheiro civil Marcelo Morais; o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia, engenheiro agrônomo Kleber de Souza; e a presidente do Crea-PB, engenheira agrônoma Gilcélia Araújo.

Do Confea