Crea-PE

Propriedade intelectual foi tema de palestra no Terça no CREA

Na edição do projeto Terça no CREA ocorrido na noite da última terça-feira (3), o palestrante Paulo Coelho Vieira trouxe ao público a palestra “Patentes e SysPat: empoderando engenheiros, transformando ideias em receitas e uma sociedade melhor”. Economista pela University of Illinois & Université Catholique de Louvain, Paulo Vieira é CEO do SysPat, um sistema voltado para a criação de patentes e que visa valorizar, principalmente, as ideias do pequeno inventor.

Durante o encontro, Paulo Vieira reforçou a importância de patentear criações – mesmo as mais simples – e torná-las propriedade do autor. De acordo com o profissional, a prática ainda é uma cultura pouco difundida no Brasil, o que deixa de gerar riquezas para o país e autonomia para os profissionais. “Já que o que a gente pensa é tão importante, por que não nos ensinam a sermos donos do que pensamos? ”, questionou o palestrante.  Em sua apresentação, ainda expôs dados globais sobre o impacto positivo que as patentes podem causar, como por exemplo o fato comprovado de que setores intensivos em propriedade intelectual pagam salários até 41% mais altos.

Durante a noite, ainda houve a exibição de vídeos que ajudaram a introduzir os conceitos apresentados pelo economista, além de um passo-a-passo detalhado sobre como os profissionais de qualquer área podem utilizar as ferramentas do SysPat para proteger e valorizar suas ideias.

Ao final do evento, um espaço para perguntas foi aberto ao público.

Ciente da importância da ferramenta para o crescimento dos profissionais, o CREA-PE firmou um termo de parceria com o SysPat. A união permite aos profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea Pernambuco e aos seus funcionários o desconto de 20% nos valores mensais ou anuais de utilização da tecnologia.

Pular para o conteúdo