Renomados engenheiros brasileiros são destaques da programação da 71ª Soea

Teresina (PI) receberá aproximadamente de 3 mil lideranças, profissionais, acadêmicos e estudantes da área tecnológica de todo o País para a 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Também serão realizadas atividades precedentes e posteriores à Semana de Engenharia.

O maior evento do Sistema Confea/Crea e Mútua, que neste ano será realizado de 12 a 15 de agosto, no Centro de Convenções Atlantic City, da capital piauiense, terá início com credenciamento às 8h na terça-feira. A solenidade de abertura da Semana será às 17h30, no Auditório Master 1, onde também serão iniciados os trabalhos do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) e da ExpoSoea, exposição tecnológica que tradicionalmente integra a programação do evento e reúne instituições e empresas reconhecidas pela execução de produtos, processos ou serviços de inovação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 71ª SOEA

Renomados profissionais da Engenharia brasileira ganham destaque na lista de palestrantes da Semana. O oficial da aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Ozires Silva, debaterá com o público o tema “Liderança e Ética”, na tarde do dia 14. Ozires é reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante e também esteve à frente do grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. O engenheiro já presidiu a Petrobras e Varig, assumiu o Ministério da Infraestrutura, e atualmente é reitor de uma instituição particular de ensino superior em Santos (SP).

Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e considerado o “pai da ponte estaiada”, Catão Francisco Ribeiro marca também a agenda de debates da quinta-feira. Diretor executivo de uma empresa de Engenharia, Catão é responsável técnico por mais de 1.600 projetos estruturais de obras de arte especiais, entre elas a ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo. Catão defende que esse tipo de ponte não é apenas de modismo, mas é um verdadeiro símbolo de avanço tecnológico no Brasil.

ACESSE O HOTSITE DA SEMANA OFICIAL
ATENÇÃO! AS INSCRIÇÕES ENCERRAM-SE NO DIA 7 DE AGOSTO

Entre os temas que serão debatidos até o dia 15 de agosto estão ainda a influência da equidade de gênero na área tecnológica; interação entre instituições de ensino, empresas, Confea/Crea e fundações de apoio a pesquisa; energia fotovoltaica e eletronuclear; desenvolvimento regional; políticas públicas voltadas para saneamento, mobilidade e infraestrutura; e construção a seco.

A agenda institucional do Sistema Confea/Crea e Mútua também está prevista dentro da programação da Soea. Serão promovidas reuniões de lideranças das Coordenadorias de Câmaras Especializadas, do Fórum JR/Jovem e do Colégio de Entidades Nacionais (Cden).

Do Confea