Seminário de Fiscalização movimenta Interior de Pernambuco

Recife, 12 de agosto de 2009 – Técnicos dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas) do Nordeste se reúnem, entre os dias 13 e 15 de agosto, no Villa Hípica Hotel, em Gravatá, para o 1º Seminário Integrado de Fiscalização. O evento é uma realização dos Creas de Pernambuco e da Paraíba, da Mútua (Caixa de Assistência dos Creas) e do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

O Seminário vai debater as inovações, as atribuições, a responsabilidade social do agente fiscal e ainda reciclar conhecimentos na área de fiscalização. Entre os temas que serão discutidos está a fiscalização na área industrial com ênfase em caldeiras e vasos sob pressão. Ainda na pauta, o processo de capacitação no trabalho de Georreferenciamento com o uso de GPS.

De acordo com o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, o principal objetivo do encontro é a uniformização das ações de fiscalização. “O Crea-PE como entidade fiscalizadora do exercício profissional precisa uniformizar as vistorias técnicas e o Seminário tem essa missão de padronizar as fiscalizações em todo o Nordeste”, destacou José Mário Cavalcanti.

P R O G R A M A Ç Ã O

DIA 13/08/2009

12:00 às 13:00 – Chegada e acomodação dos participantes

13:00 às 14:00 – Almoço

14:00 às 14:30 – Credenciamento e distribuição de material

14:30 às 15:15 – Abertura do evento pelos presidentes dos Crea-PE e CREA-PB e demais convidados.

15:15 às 15:40 – Apresentação da Comissão de Organização de Normas e procedimentos do Confea. Palestra- TEMA: DESENVOLVIMENTO PESSOAL. Facilitador(a): Engª Civil Águeda Lúcia Avelar Pires e Adm. Mª Selma Barboza dos Santos.

15:40 às 18:30 – A postura do agente Fiscal. Estratégias de Relacionamento Interpessoal e de grupo. Trabalho em equipe e Comunicação Administração do tempo.

19:30 – Jantar

DIA 14/08/2009

DIA 14 – (manhã) – TEMA: Georreferenciamento.

Facilitador(a): Engº Agrôn. Manoel Vieira e Engº Civil Fernando Botelho Habilidade a ser aferida: Capacidade de entender o sistema de coordenadas e trabalhar satisfatoriamente com aparelhos de GPS.

08:00 às 10:00 – O que é Georreferenciamento? Sistemas de Coordenadas na Geodésia Sistema de Coordenadas UTM Geodésia por Satélite Classificação Usual dos Receptores GPS Programas de Processamento e Ajustamento GPS

10:00 às 10:20 – coffee break

10:20 às 12:20 – Experiência prática de utilização do aparelho de GPS.

12:30 às 14:00 – almoço

DIA 14 (Tarde) – TEMA: Fiscalização na Área Industrial – Caldeiras e Vasos Sob Pressão Facilitador(a): Engº Mec. Mário Jorge Habilidade a ser aferida: Habilidade em reconhecer esses equipamentos

14:00 às 16:00 – O que são Caldeiras e Vasos Sob Pressão? Em quais empresas poderão existir esses equipamentos? O que fala a NR13 sobre manutenção de caldeiras? Exercício para verificação da assimilação do conteúdo Experiência vivenciadas pelos Creas convidados

16:00 às 16:20 – coffee break

DIA 14 (Tarde) – TEMA: Fiscalização na Área Agronômica Facilitador(a): Arqª Vanessa Moura e Engª. Agrôn. Eliziane do Carmo Habilidade a ser aferida: Habilidade em perceber as diversas atividades na área de agronomia passíveis de fiscalização e a capitulação correta nos processos de auto de infração dessa área.

16:20 às 18:20 – Legislação pertinente ao exercício na área de agronomia Atividades na área de agronomia. Áreas de sombreamento: O que fiscalizar? Onde fiscalizar? Como fiscalizar? Exemplos práticos – capitulações para o processo de infração Exercício para verificação da assimilação do conteúdo.

18:30 – Jantar

DIA 15/08/2009

DIA 15 – (Manhã) – TEMA: Responsabilidade Social do CREAs Facilitador(a): Engª Elet. Ângela Lima e Arqª Ângela Carneiro.

08:00 às 09:00 -Palestra de abertura sobre o tema Responsabilidade Social dos CREAs.

09:00 às 10:00 -Programa de Acessibilidade do Crea-PE

DIA 15 – 10:00 às 10:20 – coffee break