Seminário de Lideranças reúne inspetores e conselheiros do Crea-PE em Bonito

bonitoplaza_hotel
Bonito Plaza Hotel será a cidade da Engenharia e Agronomia neste fim de semana

Terá inicio na manhã desta sexta-feira (30), o 1° Seminário de Lideranças Regionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) que vai reunir, durante dois dias (sexta-feira e sábado, 30 e 31), conselheiros e inspetores regionais, no Bonito Plaza Hotel, em Bonito (PE). O evento, que tem como objetivo reciclar os conhecimentos sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua, tem na pauta temas como regimento do órgão, resoluções, atribuições profissionais, processos administrativos e câmaras especializadas.

Na manhã de hoje, primeiro dia do seminário, a programação inclui palestra sobre as atribuições do Conselho Federal, Regional e a da Gerência Nordeste do Confea, além do Código de Ética. Já no período da tarde, haverá uma programação especifica para cada público. Dessa maneira, a partir das 14h, os novos conselheiros receberão informações sobre o Regimento do Crea-PE, Lei n° 5.194/66, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Atribuições Profissionais, Votação eletrônica nas sessões plenárias e sobre Câmaras especializadas.

Na pauta de assuntos que serão abordados para os antigos conselheiros fazem parte, estudos de casos, regimento, processo ético, procedimentos administrativos e outros. Enquanto isso, os inspetores recebem treinamento sobre o Regimento das Inspetorias Regionais e fazem um aprofundamento do Manual do Inspetor. Ainda na ocasião, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, fará a apresentação do Plano de Gestão das Inspetorias para 2015.

Na manhã do sábado (31), a programação começa com a palestra do gerente de Fiscalização (GFI), Romildo Cavalcanti, que irá apresentar o panorama de ações e as atividades programadas para o ano de 2015. Em seguida, o professor doutor hidrogeólogo Waldir Duarte Costa, ministra palestra sobre “Alternativas de Abastecimento por Água Subterrânea no Estado de Pernambuco”, em seguida o diretor regional da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, Augusto Nogueira, falará sobre as atribuições e propostas da Mútua-PE para 2015. Para fechar a programação do sábado, os inspetores e conselheiros recebem capacitação de técnicas de oratória e motivações e resultados.

No domingo, haverá a 1800ª Sessão Plenária Ordinária, a 1ª de 2015, a partir das 8h. No encontro, estão previstas a posse e diplomação dos inspetores, dos conselheiros, eleição e posse da nova diretoria, formação das comissões e câmaras especializadas. Além disso, haverá a votação das propostas do Calendário da Diretoria e a Norma Interna sobre frequência e a apresentação do novo organograma do Crea-PE.

Rui Gonçalves e Dilma Moura
ASC do Crea-PE