Seminário no Recife discute economia e desenvolvimento sustentável em Estados do Brasil e da Alemanha

Antonio Alves_Gambiarra Imagens_6Na manhã da quarta-feira (20), aconteceu, na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo de Pernambuco (SECT-PE), o I Seminário de Desenvolvimento Urbano Sustentável, com foco nas áreas de mobilidade e infraestrutura urbana. Promovido pelos Estados de Pernambuco e de Baden-Wurttemberg, Alemanha, o seminário organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC-PE), tem apoio do instituto Fraunhofer, considerado o maior organismo de inovação do mundo com mais de 60 unidades focadas em trabalhar soluções para o mercado, nas mais diversas áreas. Dentre os objetivos do encontro está a abertura de uma parceria entre os governos dos dois Estados.

O engenheiro civil e presidente da Câmara de Engenharia de Baden-Württemberg, Daniel Sander, destacou o fortalecimento da Engenharia e a importância das novas tecnologias, além de apresentar o papel preponderante da entidade e suas ações. Falou sobre o crescimento do número de engenheiros no Estado de Baden-Wurttemberg, que é de 153 mil profissionais. Outra questão importante, na opinião de Sander, é a interação com outros países e a incorporação de engenheiros estrangeiros, garantindo a fiscalização do exercício da profissão, assim como o reconhecimento do diploma do profissional estrangeiro.

O foco principal do evento foi mobilidade urbana e as novas tecnologias para garantir uma melhor qualidade de vida para os habitantes dos grandes centros urbanos, como destacou a palestrante Suzana Schatzinger, também do Estado de Baden-Wurttemberg. O déficit habitacional e o os problemas relativos ao transporte coletivo também foram temas debatidos. Segundo os palestrantes, o Brasil que tem uma demanda reprimida de 23 milhões de novas moradias, que o governo federal estima resolver até 2022, além de complexos problemas de mobilidade Urbana.

O evento é mais um desdobramento da missão para a Alemanha e o Reino Unido, realizada em novembro de 2013. Durante a passagem pela Alemanha, foi firmado, entre Pernambuco e o estado de Baden-Wurttemberg, um acordo de cooperação para o setor de metalmecânica. O documento assinado tem validade de cinco anos e prevê a cooperação entre pequenas e médias empresas, o desenvolvimento econômico de arranjos produtivos locais e a facilitação de um intercâmbio regular de informações entre os dois estados. Em maio deste ano, a parceria rendeu o Seminário de Inovação em Energia Renovável, também realizado no Recife.

Fundado em 1949, o Instituto Fraunhofer é reconhecido mundialmente como grande desenvolvedor de soluções científicas para várias indústrias. Além disso, mantém intensa cooperação com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e, desde 2012, tem convênio assinado com Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.

Antonio Alves e Dilma Moura
ASC do Crea-PE