Crea-PE

Serviço Geológico do Brasil lança produtos e identifica novas potencialidades minerais no Nordeste do País

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), vai lançar produtos que promovem avanços no conhecimento geológico e ampliam o potencial mineral dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Serão apresentadas Notas Explicativas das Folhas Buíque-PE, Lajes-RN e Santa Cruz-RN, mapeadas na escala 1:100.000, Informe Geoquímico da Bacia do Araripe, o Atlas de Rochas Ornamentais dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, e o relatório do Projeto Campina Grande, que aponta alternativas para o abastecimento por águas subterrâneas

O evento de lançamento dos produtos será feito na próxima terça-feira, dia 23, às 14h, no Auditório do CREA-PE, situado na Avenida Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro, no Recife. A solenidade contará com a presença do diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Silva Andriotti.  Os produtos visam alavancar a economia e atrair novos investidores.

Bacia do Araripe – A região representa 95% do mercado nacional de gipsita, utilizada na fabricação de gesso. Foi alvo de levantamento geoquímico visando identificar outras substâncias minerais que possam incrementar a cadeia produtiva. Dentre os resultados, há indícios de novas ocorrências na parte norte-nordeste e sul da bacia, em cidades como Santana do Cariri, Crato e Barbalha.

Pernambuco – O mapeamento geológico da Folha Buíque com de 3 mil km² de área, localizada no Semiárido pernambucano, abre perspectivas para depósitos de minerais metálicos. Na região, foram cadastradas 41 ocorrências consideradas inéditas. Entre elas, importantes anomalias de terras raras, enriquecidos notadamente em tório, matéria-prima de grande relevância econômica e estratégica.

Atlas de Rochas Ornamentais –  apresenta o resultado na avaliação de uma área de 235.000 km² nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, região com expressivos depósitos de rochas ornamentais, com aplicação garantida na condição de revestimento de interiores e exteriores na construção civil. Foram catalogados 14 materiais sem registro regular precedente, representando possibilidade de empreendimentos mineiros.

Skip to content