Técnicos do CREA-PE visitaram o município de Palmares onde fizeram verificação técnica e entrega de donativos

Uma comitiva formada por técnicos das áreas das Engenharias e da Agronomia composta pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Evandro Alencar, conselheiros, profissionais do Sistema Confea / CREA e Mútua, inspetores regionais, representante do CREA Júnior, superintendente, gerente de Fiscalização e pelo assessor de Projetos Especiais, esteve, durante todo o dia da quarta-feira (14), na cidade de Palmares, com a finalidade entregar donativos arrecadados para as vítimas da enchente e fazer uma visita e diagnóstico inicial dos locais atingidos pelo desastre ambiental.

Inicialmente, o grupo visitou o prédio da Inspetoria Regional do CREA-PE instalada na cidade que, atingida pelas águas, está com as atividades temporariamente suspensas. Para atender a demanda local, o CREA Móvel será enviado para Palmares, na próxima segunda-feira (19). Em seguida, foi até a sede da prefeitura municipal, onde foi recebido pelo secretário adjunto de Administração, David Franklin, que mobilizou a participação do secretário municipal de Agricultura, Francisco de Assis Alves, procurador Geral do município, Ary de Albuquerque, chefe de Gabinete da prefeitura, Eduardo Aleixo e, o coordenador da Defesa Civil municipal, Amauri Silva numa reunião com os representantes do Conselho Regional.

Na oportunidade, o presidente Evandro Alencar explicou que o motivo da ida do grupo ao município tinha o objetivo de realizar a entrega dos donativos arrecadados pelo Conselho e fazer uma verificação in loco, dos danos resultantes da enchente na Zona da Mata Sul, com o objetivo de subsidiar a elaboração de projeto para ajuda financeira a ser encaminhado ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), com o objetivo de desenvolver trabalho voluntário dos profissionais na elaboração de vistorias, laudos técnicos expeditos, diagnóstico a partir dos quais serão dadas sugestões para solução dos problemas apontados.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Francisco de Assis Alves, diferentemente do que ocorreu na enchente de 2010, os maiores prejuízos deste desastre aconteceram na zona rural, onde existem 162 quilômetros de estrada vicinais intransitáveis, 53 barreiras que apresentam perigo de deslizamento, além dos estragos nas residências e rodovias.

Concluída a reunião, o grupo seguiu para as margens do Rio Una onde, com a utilização de um drone, realizou registros fotográficos e vídeos das condições das áreas ribeirinhas do município afetadas.

Finalmente, por volta das 16h, o presidente Evandro Alencar, fez a entrega oficial dos donativos à secretária municipal de Assistência Social, Luciana Miranda.

A equipe do Crea-PE foi composta pelo presidente Evandro Alencar, pelos conselheiros Alexandre Mercanti, Sílvia Carla, Emanoel Araújo, André Melo. Além dos profissionais do Sistema, Sérgio Catunda e Rodolfo Rangel, Alisson Dias, Edson Gueiros e Jairo Lopes. Também presentes, o inspetor Coordenador do Cabo de Santo Agostinho, Kleydson Silveira, o superintendente Frederico Bastos, gerente de Fiscalização, Marcílio Leão, assessor de Projetos Especiais, André Buonafina, o coordenador adjunto do Crea Júnior,  Vitor Miranda e os fiscais Maurício Oliveira e  Ricardo Estevam.