Terça no CREA aborda o tema juntas de movimentação de acordo com a nova NBR13755:2017

O Terça no Crea desta semana (23.10), teve a participação do técnico em edificações, tecnólogo em construção de edifícios e gerente técnico da Indústria Quimicryl S/A, Gustavo Fialho Abelenda, que falou sobre Juntas de Movimentação de acordo com a nova NBR 13755:2017, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PE).
Gustavo Fialho iniciou a apresentação dizendo que “o sol é o maior inimigo das fachadas no Nordeste”, seguiu falando sobre a alta temperatura ao meio dia e que cai ao anoitecer, de pancadas de chuvas, dos condicionadores de ar que esfriam as paredes internamente, fatores que causam choque térmico, além de outros como a umidade relativa do ar e raios UV. Nessas condições, quando sobe a temperatura temos a expansão e quando abaixa, a contração e a função da junta de movimentação é interromper a ação desse processo, evitar o estufamento e a queda de revestimentos. Ele exemplificou os tipos de juntas: dessolidarização, movimentação e assentamento.

O palestrante citou a impermeabilização da junta para uma maior segurança, assim como a melhor relação custo x benefício. Salientou também a importância da adoção da membrana elastoplástica, classificada como selante híbrido. Indica o polímero MS como a tecnologia mais recente de alto desempenho, um selante livre de solventes e isocianato, tornando-o ecológico. Este polímero ainda possui as seguintes qualidades: resistência aos raios UV, não requer prime, pintável, aplicável em superfície úmida, alto poder de aderência, odor neutro, resistente a vários produtos químicos e também à água e choque térmico, não corrói espelhos e metal, tem vida útil maior.

O evento foi encerrado com a distribuição de amostras e com o recado sobre a importância da aplicação da norma pelos profissionais e empresas, um trabalho em conjunto.