Crea-PE

Terça no CREA aborda segurança nos serviços de ancoragem

Mais uma vez, o público do Terça no CREA, lotou o auditório do Conselho para assistir a palestra sobre Os Pré-requisitos da NR 18 e NR 35 para a Ancoragem Predial, feita na noite da terça-feira (14.08). O assunto abordado pelos engenheiros mecânicos Felipe Duarte, da Ranger SMS e Irivan Burda, da Bonier Equipamentos, chamou a atenção de profissionais das diversas áreas da Engenharia.

Na palestra técnica, os especialistas falaram sobre os dispositivos legais das NRs n.ºs 18 e 35, além de detalhar os tipos de ancoragem. Segundo os engenheiros, a ancoragem mecânica sofre com a diferença da dilatação térmica dos diferentes materiais, resultando em folgas. Por isso, a ancoragem química é a mais indicada para a ancoragem permanente.

Independentemente da ancoragem aplicada, os palestrantes chamaram a atenção para a necessidade de se promover manutenções periódicas conforme a norma, pelo menos uma vez por ano, com a aplicação de testes de resistência de cargas 600 kg, para validar a resistência do substrato/adesivo químico.

Em relação aos cálculos das ancoragens foi explicado que, é atribuição do engenheiro civil e mecânico, assim como, é responsabilidade do profissional de nível superior ou médio de Segurança do Trabalho de fazer cumprir e operacionalizar o conjunto especificando os equipamentos de proteção individual, acessórios e a capacitação de utilização.

Skip to content