Crea-PE

Terça no Crea abordou novas tecnologias construtivas

No Terça do Crea realizado ontem (26.03), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), foram abordados, por três palestrantes, os Impactos do Light Steel Frame e das Soluções de Construções a Seco na Produtividade e Performance dos Empreendimentos Brasileiros.

Primeiro a falar, o tecnólogo em Radiação, Uilson Barbosa, apontou como principais vantagens das paredes em drywall, a ampliação dos vãos aumentando a área dos ambientes em função da menor espessura da parede, redução do desperdício e da produção de resíduos e ganho de produtividade.

Outra tecnologia apontada como vantajosa é a utilização do Glasroc X, chapa de gesso, especialmente desenvolvida para uso em vedações externas de obras horizontais, revestida em ambas as faces com véu de vidro e aditivos que proporcionam grande resistência contra umidade, mofo, raios UV, fogo e impactos. Sua aplicação pode ser feita em qualquer tipo de revestimento, no sistema cortina ou in fill. A tecnologia é aplicada com parafuso específico protegido contra corrosão.

Sobre a adoção de fachadas em sistema Light Steel Framing (LSF), Paula Petroni e Uilson Barbosa falaram que não há limitações para o projeto, como número máximo de pavimentos ou restrições estéticas, podendo ser executado qualquer tipo de projeto, seja ele conservador ou arrojado. Vale frisar, também, que o sistema LSF para fachadas não causa empecilhos frente aos demais sistemas da obra, como caixilharia, vedações internas, impermeabilização e instalações; requer, apenas, uma correta compatibilização dos projetos.

As vantagens obtidas com a adoção desse sistema para execução de fachadas traduzem-se, principalmente, na redução significativa do cronograma de obra. Possibilita minimizar o tempo gasto com acabamentos, tanto internos como externos, e otimização, pois as instalações são todas executadas com a parede sem o chapeamento, eliminando-se a necessidade de quebrar o serviço já realizado para fazer as instalações.

Outro trunfo que deve ser destacado é a leveza que os sistemas de fachada em LSF possuem ante às soluções em alvenaria, resultando assim em superestruturas mais esbeltas, otimizadas e baratas, além, é claro, de se obter uma obra ecologicamente correta pela menor geração de resíduos, resultando em menos gastos com descarte de entulho. As eventuais manutenções que estejam relacionadas ao sistema de fachada em LSF, assim como a obra, são rápidas, pouco onerosas e bem limpas.

Vale ressaltar que, em termos de desempenho e resultado final, a execução de fachadas em sistema LSF se destaca em relação aos métodos convencionais pela sua excelente performance de isolamento termoacústico. Isso ocorre devido à elevada resistência a impactos e intempéries. Além do mais, atende às exigências de Tempo Requerido de Resistência a Fogo e está de acordo com todas as normas e exigências do mercado nacional.

Na terceira palestra da noite, tivemos também como convidada a arquiteta e urbanista Elivania Bezerra, especificadora da Brasilit Saint-Gobain. Concluídas as falas dos convidados foi aberto espaço para perguntas e respostas sobre os temas abordados.

Pular para o conteúdo