Crea-PE

Terça no Crea: o Concreto Protendido no Brasil e no Mundo

O Terça no Crea de outubro, terá como tema da primeira palestra de outubro, “ O Concreto Protendido no Brasil e no Mundo”. A abordagem será feita pelo professor e engenheiro civil, Roberto Chust Carvalho, no dia 02 de outubro, a partir das 19h, no auditório do Conselho.

De acordo com informações, as diferenças do produto apresentado sobre os demais produzidos consistem no fato de que o concreto convencional usado na construção civil é composto basicamente por três componentes: aglomerantes, agregados e água. Em alguns casos, onde é necessária alguma característica especial, são usados aditivos industrializados para compor a mistura, os quais reagem com os ingredientes básicos e modificam algumas propriedades, melhorando o concreto para sua utilização. As principais características desse material são a sua alta resistência à compressão, e baixa resistência à tração, sendo um material frágil, suscetível a fissuras. Já o concreto armado é a união do concreto convencional com uma armadura, normalmente composta por barras de aço, que possuem alta resistência à tração, fazendo com que a mistura final suporte tanto os esforços de compressão, por parte do concreto, quanto tração, pelo aço.

Conforme o palestrante, o aço do concreto armado é chamado de passivo, pois começa a trabalhar somente quando ocorre a retirada das escoras e, consequentemente, a deformação do concreto da estrutura. Já no concreto protendido, as barras de aço são previamente tracionadas, através de macacos hidráulicos de protensão externos à estrutura. Sendo assim, o aço está sempre ativo, mesmo se as escoras não forem retiradas e o concreto não estiver trabalhando.

Assim, as estruturas de concreto armado e concreto protendido, conforme a NBR 6118:2004, são consideradas do mesmo tipo. Ambas são compostas por elementos base, cimento, água e agregados. A diferença é o procedimento de construção e o tipo de aço utilizado em cada caso, um com armadura passiva (concreto armado) e outro com armadura ativa (protendido).

Os interessados em saber mais sobre o tema podem se inscrever no link: http://siscrea.especialistas.inf.br/controle/inscricao/108. Todos os presentes poderão fazer download do certificado de participação.

Pular para o conteúdo