Use o Foursquare e dê dicas sobre o Crea-PE

Antenado com as ferramentas de mídias sociais, o Crea-PE está usando mais um instrumento para permitir a interação social com os profissionais da área. O Conselho utiliza agora o Foursquare, um serviço de geolocalização, que permite a indicação do local onde o usuário está através de um aplicativo no celular. Funciona da seguinte maneira: você indica o lugar em que chegou, escolhe se vai avisar seus amigos ou não e se quer que o check-in (forma como é chamada a ação de colocar no aplicativo que chegou a algum lugar) apareça no Twitter ou Facebook.

 
O Foursquare permite que se crie uma rede de amigos para compartilhar os check-ins. Dessa forma, é possível, por exemplo, marcar um encontro caso esteja perto de um amigo. “Se a pessoa faz o check-in informando que está no Crea-PE, alguém interessado em contatá-lo que estiver próximo, poderá seguir para o mesmo local”, diz Roberto Maia, assessor do Departamento de Suporte e Manutenção. Além disso, o Foursquare funciona com localização GPS e dicas para conhecer lugares interessantes. É possível consultar locais perto de onde se está. “Se estiver no Crea, o usuário pode acessar os restaurantes mais próximos e ainda visualizar os comentários dos seus amigos sobre o local. Você pode também deixar sua dica sobre o local visitado como “fui no Crea-PE e o atendimento está tranqüilo”. Seus contatos que estiverem interessados em utilizar o atendimento do Crea-PE saberá que o dia na empresa está calmo”, explica Roberto Maia.
 
Todo check-in no Foursquare ganha pontos. Esses pontos criam um ranking entre o usuário e os seus amigos e outro ranking entre todos na mesma cidade. Diversas empresas já oferecem bônus ou promoções para quem mais realiza check-in. “Por exemplo, tem restaurante que a partir do terceiro check-in no local, você ganha um almoço grátis”, disse Roberto. Atualmente o Foursquare tem mais de 600 mil usuários ao redor do mundo que fazem 400 mil checkins por dia. Além do Foursquare, o Crea-PE também já utiliza o Twitter (@crea_pe), o Facebook (Crea Pe) e o Flickr (www.flickr.com/photos/creape) para gerar conteúdo e fornecer informações através da comunicação interativa.
 
Vanessa Bahé

ASC Crea-PE