70ª Soea inicia em Gramado

Gramado, 10 de setembro de 2013

No início da noite da segunda-feira (9), foi aberta a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), no Centro de Convenções Serra Park, em Gramado-RS. O evento, que reúne mais de três mil profissionais e estudantes da área tecnológica, seguiu até a quarta-feira (11), com palestras, grupos de trabalho, feira ExpoSoea e programação cultural. Entre o desejo dos participantes, destaque para o debate e a apresentação de propostas para a atualização da Lei 5.194/66, que regulamenta o exercício das profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, existente há quase 50 anos.

Na opinião do presidente do Confea, José Tadeu da Silva, o Sistema Confea/Crea e Mútua “envelheceu”, sendo necessário uma reformulação para atender as novas demandas da sociedade. O Sistema Confea/Crea está completando 80 anos e a Mútua 36 anos de existência. “O nosso Sistema profissional precisa de atualização para acompanhar as transformações do Século XXI a fim de garantir uma melhor qualidade de vida da população. Temos que refletir sobre a importância da Engenharia e da Agronomia nesse momento que o País desponta como a sexta economia do mundo. Nós somos a cara do desenvolvimento do Brasil. Mas, o Sistema envelheceu e isso significa muita experiência e maturidade. Agora chegou a hora de avançar para garantir a proteção da sociedade. Precisamos atualizar os nossos marcos regulatórios e a nossa legislação”, defendeu.

Para o presidente do Crea-RS e anfitrião do evento, Luiz Alcides Capoani, os protestos realizados nas ruas pela sociedade civil é o reflexo da necessidade dessas mudanças. “A sociedade clama por mudança na qualidade dos serviços públicos prestados, a exemplo da saúde, educação, segurança e mobilidade urbana. O povo brasileiro exige transparência nos gastos públicos, projeto de planejamento de políticas públicas. O conhecimento da capacidade tecnológica é fundamental para a construção de um futuro melhor para o nosso País. Conhecemos os anseios e os desejos da sociedade e somos responsáveis por essas mudanças. Devemos trabalhar em defesa de um projeto que garanta o desenvolvimento equilibrado e sustentável”, destacou o presidente do Crea do Rio Grande do Sul.

De acordo com o presidente da Mútua, Cláudio Calheiros, a Caixa apoiou a Soea e o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). “Neste ano, participamos com o financiamento de mais de R$ 3 milhões para a realização dos CEPs, CNP e Soea porque desejamos uma participação efetiva no debate e apresentação de propostas para melhorar a nossa legislação. Já estamos revendo também a legislação da Mútua para melhorar os benefícios oferecidos aos profissionais, adaptando a uma nova realidade, a exemplo de mais facilidade no acesso aos benefícios e melhorar prazo para reembolso”.

O dispositivo de honra foi composto por autoridades e lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua: José Tadeu da Silva, presidente do Confea; Luiz Alcides Capoani, presidente do Crea-RS e anfitrião da 70ª Soea; Ayres Brito, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); Claudio Calheiros, diretor presidente da Mútua; Jary Castro, coordenador do Colégio de Presidentes (CP); Gumercindo Ferreira, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden); Juarez Morbine, coordenador nacional das Câmaras Especializadas; Adão Villaverde, deputado estadual do Rio Grande do Sul; Luiz Antonio Barbacovi, vice-prefeito de Gramado; Walter Logatti Filho, Chanceler do Mérito; Darlene leitão, conselheira federal do Confea, na solenidade representando os conselheiros federais.

Kele Gualberto e Ondine Bezerra

ASC do Crea-PE