Crea-PE

A segurança no trânsito e a redução de acidentes é pauta do Crea Convida desta terça (28)

Debate virtual vai mostrar os motivos que levam o Brasil a ser o quinto país no mundo em mortes no trânsito e os caminhos para mudar esta realidade

Você acha que é difícil mudar esta realidade? Questiona Ivson Correia, especialista em Gestão Pública e gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, sobre o Brasil ocupar o quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito. Ele condiciona a resposta à execução de cinco passos. “Se você seguir esses cinco passos, é possível conseguir uma redução de 25% nas mortes de trânsito”, assegura Correia.

Eis os cinco passos: usar capacete, não beber e dirigir, usar o cinto de segurança, não usar o celular enquanto dirige e diminuir a velocidade. Ivson Correia é um dos convidados do debate do Crea Convida desta terça-feira (28), com o tema “Gestão e educação de trânsito para uma mobilidade mais humana”. O gerente da Escola de Trânsito do Detran-PE cita um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que atesta que se o motorista diminuir 5% sua velocidade, reduz em 10% o número de mortes no trânsito.

“Se você anda a 60 quilômetros por hora e baixar para 57 km/hora, não terá muito impacto no seu deslocamento, mas pode salvar muitas vidas. É uma conta simples. Do mesmo jeito que você gasta dez segundos para colocar um capacete. São dez segundos que podem salvar uma vida”, esclarece Correia. Ele ainda destaca que o uso do celular aumenta em quatro vezes o risco de ocorrências no trânsito.

Exatamente para orientar, estimular e mudar a cultura dos motoristas, ciclistas e pedestres é que acontece anualmente a chamada Semana Nacional do Trânsito, que se encerrou sábado passado (25). Os eventos são realizados atendendo a uma exigência da Lei 9503/97 (que institui o Código de Trânsito Brasileiro) e neste ano teve o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Um incentivo a ser responsável consigo e com o outro. Até porque, 90% dos acidentes causados são por falha humana.

Para César Cavalcanti, engenheiro mecânico e coordenador da Regional Nordeste da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), é preciso um cuidado direcionado aos mais vulneráveis: pedestres e ciclistas. Segundo ele, que também participará do debate virtual, o Visão Zero, um projeto que cria uma forma de compreender e desenvolver um sistema seguro de mobilidade, é totalmente possível. Este sistema é baseado na premissa que nenhuma morte prematura é aceitável, entendendo que a vida humana é a principal prioridade, sobrepondo-se à eficiência da mobilidade e quaisquer outros objetivos dos sistemas viários e de transporte.

Eventos como a semana do trânsito são importantes para a conscientização do papel da sociedade na melhoria e segurança no trânsito. “A caminhada e a bicicleta são dois modais importantes na melhoria da mobilidade, mas é preciso segurança para que eles possam ser exercidos. É inaceitável que mortes evitáveis ainda continuem acontecendo”, atesta Cavalcanti, que elege a Suécia como país a ser copiado. O país implementou o Visão Zero e figura hoje como um dos mais seguros locais de trânsito em todo o mundo.

Uma realidade bem distante da do Brasil. Conforme o estudo da OMS, o problema é mais grave nos países de média e baixa renda. A organização estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil. Ao mesmo tempo, esse grupo possui menos da metade dos veículos do planeta (48%), o que demonstra que é muito mais arriscado dirigir um veículo — especialmente uma motocicleta — nesses lugares.

As previsões da OMS indicam que a situação se agravará mais justamente nesses países, por conta do aumento da frota, da falta de planejamento e do baixo investimento na segurança das vias públicas. Debates como este, promovido pelo Crea, são importantes para amplificar a necessidade de cuidados. O Recife, em função de ações educativas, vem conseguindo reduzir o número de acidentes, principalmente os fatais. Houve uma redução de 47% no número de mortes no trânsito entre 2014 e 2019.

Para melhorar ainda mais esses índices no Recife e no Estado, o Crea Convida abriu espaço para este tema. O encontro virtual acontece a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo TV Crea-PE, no YouTube. O evento ainda contará com a participação de Ivan Carlos Cunha, engenheiro civil, com especialização em engenharia de tráfego, e gerente de Fiscalização do Crea-PE.

Após as apresentações, será aberto espaço para perguntas e interação com os participantes presentes na live. Os comentários e perguntas podem ser feitos no chat do canal do YouTube e serão respondidos pelos palestrantes e debatedor. A live fica gravada e pode ser vista no TV Crea-PE. O Crea Convida é um espaço que o Conselho vem abrindo para abordar e discutir temas relevantes para a economia e sociedade do Estado.

Skip to content