Crea-PE

Abracopel oferece Roadshow e Seminário sobre Segurança e Riscos Elétricos

Os acidentes envolvendo eletricidade, especialmente choques elétricos, são uma triste realidade do Nordeste brasileiro, em 5 anos de pesquisa da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, a região, além de ser campeã absoluta em números de mortes por choque elétrico, apresenta um crescimento constante, especialmente nos últimos 3 anos, quando teve um crescimento de 11%.

Outro dado que chama a atenção, é que em 2017, das 51 mortes por choque elétrico computadas no estado, 25 aconteceram dentro de casa (casas, apartamentos, sítios etc) contra apenas 08 que ocorreram na rede aérea. É importante destacar este dado, já que acidentes envolvendo choque elétrico nas redes aéreas sempre obtêm muita visibilidade, são mortes mais chocantes, já que a carga é altíssima e, normalmente os casos são fatais. Mas dentro de nossas casas onde, teoricamente, deveríamos nos sentir mais seguros, ‘é que mora o perigo’. As causas mais comuns destas 25 mortes foram: fio partido ou sem isolação em ambiente interno, contato com eletrodomésticos (máquina de lavar é uma campeã de acidentes), extensões (benjamins ou TEs), manuseando bombas d’água no quintal. Outro tipo de acidente muito comum no Nordeste é o toque em varal energizado, este tipo de acidente já causou morte de mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

2018

As pesquisas do ano de 2018 estão apenas começando, mas apenas em dois meses de dados levantados, o Nordeste já desponta novamente como 1º colocado em acidentes de origem elétrica no país, já ocorreram 50 acidentes de origem elétrica, com 43 mortes. Destas, 11 ocorreram na Bahia e 12 em Pernambuco (08 delas dentro de residências), se a tendência se repetir, Pernambuco pode vir a ser o campeão em mortes por choque elétrico no Nordeste.

EVENTOS DE CONSCIENTIZAÇÃO BUSCAM DIMINUIR ESTES DADOS

A Abracopel foi criada justamente para alertar e conscientizar a população leiga e os profissionais do setor sobre os riscos que a eletricidade oferece quando não é respeitada. Dentro deste cenário, a entidade realiza diversas ações de capacitação profissional e conscientização social. Em setembro, nos dias 19 e 20, Recife receberá os eventos técnicos itinerantes da Abracopel. São dois seminários totalmente gratuitos voltados aos profissionais do setor elétrico, energias renováveis e de segurança do trabalho que acontecerão no SENAI de AREIAS.

Os eventos começam às 8h e vão até às 17h30, oferecem muita informação, capacitação profissional e certificado de participação. Para se inscrever basta acessar o site da entidade www.abracopel.org.br e no lado direito clicar nos eventos de Recife ou diretamente no e-mail secretaria@abracopel.org.br , ou ainda no whatsapp 11-94114-9559. A entidade solicita a doação de um quilo de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó. Os alimentos são doados para entidades carentes locais. Esta ação já arrecadou e distribuiu mais de 20 toneladas de alimentos em todo o Brasil. PARTICIPE e seja um profissional capacitado e, mais importante, consciente!

SERVIÇOS:

ROADSHOW QUALIDADE E SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E SISTEMAS FOTOVOLTAICOS
DIA: 19/09/2018
HORÁRIO: 8H ÀS 17H30
LOCAL: SENAI AREIAS
ENDEREÇO: RUA DR. JOSÉ RUFINO, 1099 AREIAS

 

RECIFE SEMINÁRIO GERENCIAMENTO DO RISCO ELÉTRICO 
DIA: 20/09/2018
HORÁRIO: 8H ÀS 17H30
LOCAL: SENAI AREIAS
ENDEREÇO: RUA DR. JOSÉ RUFINO, 1099 AREIAS – RECIFE

Para mais dados e estatísticas da Abracopel contate: Meire Biudes Martinho – assessora de comunicação e imprensa Fone e whatsapp: 11-99870-4994 meire@lambdacomunicacao.com.br

Pular para o conteúdo