Artista pernambucano Francisco Brennand faz obra de arte para nova sede do Confea

Na última semana, durante Sessão Plenária do Confea, foi inaugurado o painel do artista plástico pernambucano Francisco Brennand, feito especialmente para a nova sede do Conselho Federal. Na ocasião, foi apresentado um vídeo cujo conteúdo é uma conversa entre o artista e o conselheiro federal também pernambucano José Luiz Menezes, responsável pela articulação com Brennand.  “Como se tratava de um prédio novo, branco, com ausência total de ornato, pensei em recorrer para a linha geométrica. Essa foi a minha intenção”, diz Brennand no vídeo.

“Esse é o mais geométrico de todos os meus trabalhos”, define Brennand. “Nesse trabalho para o Confea tentei colocar linhas de força que se assemelham, ou deveriam se assemelhar, com as mesmas linhas de força que movem o mundo, as linhas de eixo do mundo”. De acordo com o pintor, ele não queria trabalhar com “formas orgânicas”, como define, ou pintar explicitamente um arquiteto na prancheta, um engenheiro com capacete ou um agrônomo no campo. "Eu queria trabalhar com elementos geométricos. Na minha maneira de ver, não fiz um mural abstrato, mas um mural em que estão presentes forças da natureza, uma espécie de energia permanente", explica.

Para o conselheiro José Luiz Menezes, a obra corresponde ao estilo do Confea. “Um prédio como o nosso, que é um marco na arquitetura em Brasília, não poderia deixar de ter uma representação artística à altura”, afirmou. “Essa obra de arte será um marco decisivo nos painéis de Brennand”, completa o conselheiro.

Representando o secretário de Cultura do Distrito Federal, a subsecretária de Mobilização e Eventos, Maria de Fátima Santos de Deus, participou da solenidade de inauguração e disse considerar Brennand um dos maiores artistas plásticos brasileiros vivos.

Pernambucano de Recife, Brennand teve como primeiro trabalho oficial, em 1945, ilustrar os poemas que seu colega de classe Ariano Suassuna publicava no Jornal Literário do colégio. O artista já teve suas obras expostas em diversos países. Hoje, grande parte de seu acervo está na Oficina Cerâmica Brennand, no Recife. As informações são da Fundação Joaquim Nabuco.

Visite o mural de Brennand no edifício do Confea, que fica na W3 Norte, 508, bloco A.

Beatriz Leal

Assessoria de Comunicação do Confea