Colégio de Entidades Nacionais promove reunião extraordinária em Teresina

cden_participantes2Representantes das entidades que compõem o Colégio de Entidades Nacionais do Sistema (Cden) aproveitam a agenda que antecede à 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) para discutirem, nesta segunda-feira (11), pautas importantes para as entidades. Entre os itens da pauta, esteve o regimento interno do Cden,  apresentado ao plenário do Confea. Os integrantes do colegiado observaram a necessidade de ajustes no texto, que, segundo o coordenador do Cden, o engenheiro de alimentos Gumercindo Silva, será analisado e posteriormente será feito pedido de reconsideração ao plenário federal.

Outro ponto de destaque no debate do Cden foi quando a coordenadora nacional de Comissões de Ética dos Creas, engenheira agrônoma Rosicler Maria Vanti, apresentou a proposta da nova identidade visual do Código de Ética do Sistema Confea/Crea. A sugestão foi aprovada depois de várias discussões acerca do assunto para a votação.

Durante a reunião, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, destacou a importância da educação continuada. “Se queremos valorização profissional, temos que mostrar para a sociedade nosso conhecimento, com soluções de qualidade e economia”. Tadeu afirmou, ainda, que “o curso de Engenharia não é mais de cinco anos; hoje ele é de 40 anos. Temos sempre que nos aperfeiçoar, aprimorar, atualizar-nos. Temos de colocar a nossa Engenharia em prol da sociedade do nosso País”, finalizou o presidente.

Ao falar sobre a harmonização das áreas de sombreamento de atribuições entre Engenharia e Arquitetura, o presidente do Confea foi objetivo: “Podemos construir um diálogo com os arquitetos, para ajustar essas questões”. José Tadeu informou ainda que, durante o Seminário Confea/CAU, promovido em Brasília no mês passado, os dois conselhos apresentaram 23 propostas de convergência sobre Exercício Profissional, Fiscalização, Ensino e Ações Interinstitucionais. “O conteúdo está aqui para nossa discussão e apreciação. Será mostrado para todas as instâncias do Sistema, bem como ao Cden, por ser um órgão consultivo”, explicou o presidente.

Do Confea