Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea se reúne de 20 a 22 de setembro

O Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua participa da 5ª Reunião Ordinária, entre os dias 20 a 22 de setembro, em Campo Grande (MS). Na reunião, serão tratados temas de grande relevância para os profissionais do Sistema e para a sociedade. Por exemplo, serão discutidos os projetos da Petrobras para o pré-sal, a matriz do conhecimento, a questão da acessibilidade e da sustentabilidade, entre outros. Na tarde do dia 20, os trabalhos serão iniciados com a reunião dos grupos de trabalho, tratando de temas diversos: planejamento, fiscalização do exercício profissional, gestão da informação, acessibilidade, anotação de responsabilidade técnica e acervo técnico, matriz do conhecimento, entre outros. Às 18h, representante da Petrobras irá proferir palestra sobre os projetos do governo, que tratam da exploração de petróleo na camada do pré-sal. No segundo dia, a programação está intensa. Além de debate sobre assuntos administrativos, haverá palestra do governador do Estado do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e do prefeito municipal, Nelson Trad Filho. No período vespertino, os presidentes do CP visitarão os gabinetes desses dois políticos. No último dia, a pauta conta com apresentação do presidente do Crea-AM, Telamon Barbosa Firmino Neto, sobre a 66ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa). O evento é um dos mais tradicionais na área tecnológica nacional e será realizado em Manaus, de 2 a 5 de dezembro de 2009. Além desta e outras apresentações, serão avaliadas diversas propostas. Entre elas, a proposta de realização de seminários regionais sobre saneamento básico no Brasil e oficinas de campanha de saneamento básico participativos. Também será discutida a minuta de termo de convênio a ser firmado com o Ministério do Esporte para recrutamento e cadastramento, pelos Creas, de profissionais interessados e legalmente habilitados para a prestação de serviços de emissão de laudos de vistoria de engenharia e de estabilidade estrutural nos estádios de futebol. O Colegiado é formado pelos presidentes do Confea, da Mútua e dos 27 Creas. A partir dos encontros, o Colégio de Presidentes pode elaborar propostas de resolução e de decisões normativas para encaminhamento e decisão do plenário do Conselho Federal.