O diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ministro Marco Farani, recebeu hoje, em seu gabinete, representantes do GT Haiti, do Confea, entre eles o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti e o presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos, para tratar do acordo de cooperação firmado entre as duas entidades com o objetivo de promover a reorganização do Colégio Nacional dos Engenheiros e Arquitetos Haitianos (CNIAH). A ABC é entidade vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e coordena os trabalhos de reconstrução do Haiti.
De acordo com Farani, o mais importante, no momento, é fornecer capacitação para as pessoas que irão implementar o CNIAH. “Mesmo que haja dificuldades na implantação do Colégio, haverá transferência do conhecimento e isso certamente será aproveitado de alguma forma. Conhecimento não se perde”, afirmou o ministro, ressaltando a importância de fortalecer as instituições, que são a base da governabilidade, em qualquer país.
Para estreitar relações com o Haiti e redigir o projeto de capacitação, o Confea enviará uma missão ao país, de
Participaram da reunião os conselheiros federais Kleber Souza dos Santos e Pedro Lopes e a representante da Organização Não-Governamental Ser Sustentável, Rebeca Kuperstein, que apresentou, para o GT Haiti, projetos de construção sustentável a partir do bambu, uma possível solução para a construção de moradias, no país.
Mariana Silva
Assessoria de Comunicação do Confea