Coordenadores de comissões do Confea tomam posse

Brasília, 23 de janeiro de 2014.

As novas comissões permanentes e temporárias do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia tomaram posse  na manhã da quinta-feira,23 durante o segundo dia da sessão plenária nº 1.407. Os membros foram eleitos nesta quarta-feira (22/1), quando também foi homologada pelo plenário a indicação do presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, do atual vice-presidente, engenheiro mecânico Julio Fialkoski, para um novo mandato em 2014. As comissões já começam a trabalhar logo após a posse, com suas respectivas reuniões de instalação que definirão os coordenadores adjuntos dos grupos e o calendário de reuniões.

O conselheiro federal Julio Fialkoski foi indicado pelo presidente José Tadeu para um novo mandato de vice-presidente do Confea, homologado por unanimidade do plenário. “Quero parabenizar o Júlio que tem dado uma grande colaboração ao presidente, me substituindo com muita dignidade e ética”, disse o presidente, ao cumprimentar engenheiro mecânico. “Tenho feito o melhor, nem sempre é possível executar tudo o que desejamos. Vou continuar me esforçando para que a gente continue fazendo um bom trabalho”, disse Júlio Fialkoski. A continuidade à assistência à mesa diretora do plenário foi homologada por unanimidade para a funcionária Clécia Abrantes.

Para o Conselho Diretor, foram indicados os conselheiros João Francisco dos Anjos, Arciley Pinheiro, José Geraldo Baracuhy e Leonides Neto. Todos foram eleitos por unanimidade.

As indicações e eleições foram realizadas durante o primeiro dia de Sessão Plenária, quando o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, explicou que os grupos têm no mínimo três membros, de acordo com o regimento da Casa.

Para a Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), foram indicados e eleitos, por unanimidade, os conselheiros: Marcelo Morais (PI) (coordenador), Julio Fialkoski (SC), e Leonides Neto (PE), representado pelo conselheiro Evandro Alencar. Também por unanimidade, o conselheiro Marcelo Morais foi reeleito coordenador da comissão.

As demais comissões foram definidas na sequência, praticamente todas, por unanimidade. Na Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), foram eleitos: Ana Constantina Sarmento (AL) (coordenadora), Mário Amorim (RN) e Dixon Gomes (AC) (membros).

Para a Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) foram indicados e eleitos: Walter Logatti Filho (coordenador, SP), José Geraldo Baracuhy (PB) e Gustavo Braz (SE) (membros).

Na Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), foram eleitos os conselheiros: Darlene Leitão (coordenadora, RR), Arciley Pinheiro (RJ) e Paulo Viana (GO).

Para a Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), foram eleitos: Francisco José Teixeira Ladaga (coordenador, PR) e João Francisco dos Anjos (RO) e Jolindo Rennó (SP) (membros).

A Comissão Eleitoral Federal, com cinco conselheiros federais e cinco suplentes, foi eleita em seguida. Os titulares são: João Francisco dos Anjos (coordenador), Francisco Teixeira Ladaga, Darlene Leitão, Ana Constantina Sarmento e Júlio Fialkoski (SC) (membros). Suplentes: Jolindo Rennó (primeiro suplente), José Geraldo Baracuhy (segundo suplente), Walter Logatti (terceiro suplente), Marcelo Morais (quarto suplente) e Arciley Pinheiro (quinto suplente). “Sabemos do trabalho que a CEF terá este ano. Boa sorte à comissão”, comentou o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva. “A missão será árdua, mas as coisas difíceis são as que têm o gosto melhor”, considerou o novo coordenador, ao agradecer a confiança dos colegas.

Ao final dos trabalhos, houve a eleição do chanceler do Mérito e demais membros da Comissão do Mérito. Por unanimidade, o conselheiro federal Walter Logatti foi reconduzido à condição de chanceler do Mérito. Os demais membros serão os conselheiros Mário Amorim, Darlene Leitão, Francisco Teixeira Ladaga e Júlio Fialkoski.

Equipe de Comunicação do Confea