Crea-PE

Crea Convida vai discutir sobre vulcões na terça-feira (5)

O tema será apresentado pelos geólogos e professores Mário Filho, Fábio Pedrosa e Carla Barreto e transmitido a partir das 19h pela TV Crea-PE, no YouTube

A notícia de que o vulcão Cumbre Vieja, de La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), entraria em erupção ganhou a atenção dos brasileiros, mais precisamente dos nordestinos. Mesmo sendo um evento no outro lado do Oceano Atlântico, poderia afetar a costa brasileira, quando surgiu a possibilidade de um tsunami atingir a região. O vulcão de fato entrou em atividade, mas nenhuma consequência foi registrada pelo lado de cá.

Especialistas afirmaram ser uma probabilidade pequena de um tsunami atingir o Nordeste por conta da atividade do Cumbre Vieja. Mas não é porque não aconteceu que não possa tornar-se realidade. Até porque, em 1755, o Brasil foi sim atingido por um tsunami, originado de um terremoto que afetou Lisboa, em Portugal, o maior já registrado na Europa, com magnitude de 8,7. Ele destruiu Lisboa, grande parte do sul da Espanha e do Marrocos. E os reflexos foram sentidos em 270 quilômetros do litoral brasileiro e 22 praias entre Rio Grande do Norte e o sul de Pernambuco, mais precisamente no Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, segundo o estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

No calor do assunto, o Crea Convida desta terça-feira (5) terá o tema: “Vulcões: Mitos, verdades e riscos ambientais de um planeta em mutação”. Será apresentado pelos palestrantes: Mário de Lima Filho, geólogo, professor e pesquisador da UFPE; Fábio José de Araújo Pedrosa, geólogo, professor adjunto da Unicap e da UPE; e Carla Barreto, geóloga e professora adjunta da UFPE.

O trio tem uma bagagem de estudo e conhecimento que está mais do que qualificado para falar de assunto. E, principalmente, esclarecer as dúvidas sobre esses eventos, os riscos e impactos. Fábio Pedrosa chama a atenção pelo fato da zona costeira do Recife ser bastante vulnerável. Ele destaca que aproximadamente 70% da área plana (planície) do Recife têm menos de 10 metros de altitude, praticamente no nível do mar. Sem falar que o litoral pernambucano é o mais densamente ocupado na relação de habitantes por quilômetro quadrado do País, superando inclusive a do Rio de Janeiro.

Tais combinações contribuem para a vulnerabilidade da zona costeira. Além deste ponto, a professora Carla Barreto vai abordar questões como os conceitos gerais sobre o que são vulcões, os estilos de vulcanismo, os tipos de erupções vulcânicas. Uma verdadeira aula do tema, com espaço para perguntas ao final da apresentação.

O professor Mário Filho destaca que no caso da erupção do vulcão das Ilhas Canárias, o vulcanismo foi do tipo haviano, não do tipo explosivo. Por isso, os impactos não atravessaram o oceano. A diferença entre estes tipos vai ser explicada na apresentação. Lembrando que o Crea Convida vai ao ar a partir das 19h, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube. Com espaço aberto, depois das apresentações, para participação do público que estiver online, através do Chat do canal no YouTube.

Na sua apresentação, Mário Filho também abordará, junto com Fábio Pedrosa, a importância dos cuidados com o meio ambiente e com o planeta. Principalmente os impactos que a natureza sofre com o descaso, desmatamento e as consequências para a humanidade.

O Crea Convida é um programa de lives semanais, transmitidas e gravadas no canal do Crea-PE no YouTube. É um espaço aberto para discutir assuntos relevantes e apontar soluções para temas econômicos, sociais, ambientais, sempre trazendo especialistas para apresentar os tópicos abordados. O programa é aberto a sugestões e colaborações.

Pular para o conteúdo