Crea-PE

Crea Fit vai pontuar e premiar colaboradores que mais participarem de atividades

Primeira ação do projeto acontece na sexta-feira (4) com a palestra “Importância da atividade física para qualidade de vida das pessoas” no formato on-line

A primeira palestra dentro do Crea Fit, programa criado para orientar nas melhores escolhas para uma vida saudável, acontece nesta sexta-feira (4), às 11h, no formato virtual. O encontro aconteceria na última sexta-feira (28), mas foi remarcado com um formato em que todos os colaboradores, inclusive os que estão em home office, possam participar. O tema do encontro é a “Importância da atividade física para qualidade de vida das pessoas”, ministrada pela médica especialista em saúde da família Luciana Carvalho, que também tem especialidade em dor e acupuntura, além de pós-graduação em Medicina Esportiva.

Luciana Carvalho já adiantou que o tom da palestra será uma comparação do corpo humano com uma máquina. Dos cuidados necessários para o bom funcionamento do equipamento, desde a escolha por uma boa alimentação até a prática de uma atividade física, principalmente. “No auge do isolamento social, as pessoas não conseguiram praticar nenhuma atividade física e isso interferiu na sua qualidade de vida, com ganho de peso. Agora, com a flexibilização, muitas academias estão abrindo em função da procura”, observa Luciana Carvalho.

Além desta palestra, o programa Crea Fit vai promover uma série de encontros todos voltados para temas de bem-estar e saúde dos seus colaboradores. Serão abordados assuntos como nutrição, passando pela alimentação saudável até a saúde emocional. O Crea Fit está dentro do Programa 8S, adotado pelo Crea-PE em abril do ano passado, com o objetivo de mudar o comportamento dos colaboradores, principalmente no combate a desperdícios e com foco na conscientização.

O programa vai contar com a estratégia de gameficação, com indicadores das atividades realizadas pelos colaboradores. A participação nestas atividades rendem pontos aos participantes, que serão somados. Ao final do ano, o somatório das pontuações vai resultar numa premiação aos três primeiros melhores colocados no ranking, com direito a brindes.

O primeiro passo para participar é o preenchimento da ficha de inscrição no Crea Fit, que pode ser acessada clicando aqui. Nela, além da adesão ao programa, você precisa incluir o atestado médico liberando para atividades físicas. Isso porque o Crea Fit vai contabilizar toda e qualquer atividade física que você já faça e venha a fazer.

Depois de inscrito, o próximo passo será baixar no seu celular o aplicativo gratuito Under Armour Map My Fitness, disponível para Android (neste link) e IOS (neste link). Com o app instalado, é preciso fazer o cadastro, colocando seus dados e e-mail. A cada atividade física que você faça e registre no aplicativo, pontos são somados para você. Vale desde caminhada, crossfit, academia, natação, corrida, pedalada, futebol, vôlei.

O aplicativo funciona com desafios. Foi criado o Desafio Crea Fit. É neste desafio que serão marcados os pontos. O app é no estilo de uma rede social, onde você precisa aceitar ou enviar solicitação de amizades entre os inscritos para participar dos desafios criados ou até criar os próprios desafios e convidar pessoas para participarem.

Mas a pontuação para o Crea Fit só vale no Desafio Crea Fit, claro. Ele foi criado pelo coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão, Florêncio Absalão, responsável pela implantação do 8S no Crea-PE. Depois no app, basta localizar o perfil de Florêncio Absalão, solicitar amizade e aceitar o convite para o desafio.

Neste Desafio Crea Fit, são contabilizadas as calorias gastas em cada atividade. E você seleciona a atividade, que vai desde caminhada, corrida, ciclismo em estrada, treino na academia, caminhada com cão, aulas de yoga. A lista é vasta.

Você já pode ir baixando o app e contabilizando as calorias gastas e pontuando. Mas se tiver alguma dúvida do funcionamento, Florêncio Absalão vai mostrar o aplicativo na palestra desta sexta-feira.

A ideia é já contabilizar o que você faz na sua rotina e para quem não faz incentivar a prática de atividade física. Se você é do tipo que precisa de encorajamento, por que não cria um grupo de atividade? Tem até um grupo de WhatsApp, com alguns colaboradores do Crea, onde as pessoas organizam passeios ciclísticos, atividades em conjunto. O grupo é o “Todos Em Forma”. Se tiver interesse em participar, pode entrar aqui por esse link.

Sobre a pontuação, é importante ressaltar que a presença nas palestras também vai render pontos. Os gestores de suas áreas também terão um papel fundamental no incentivo à participação nas atividades do programa. Tem algum assunto de seu interesse para seu bem-estar e que gostaria que fosse tema de uma palestra ou de alguma atividade? Manda sugestão para o e-mail creafit@creape.org.br. Todas as sugestões são muito bem-vindas.

Pular para o conteúdo