Crea-PE

Crea-PE alerta profissionais e empresas para vírus que modifica boleto bancário

perigo_boleto
Profissionais devem tomar cuidado ao imprimir boleto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), através da sua Gerência de Controle e Processos (GCP), alerta aos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua sobre um vírus que manipula boletos bancários.  De acordo com a Divisão de Desenvolvimento de Sistemas do Crea-PE, o vírus detecta quando um boleto é visualizado no navegador web, altera os números da linha digitável para desviar o destino do pagamento e corrompe o código de barras, impedindo o uso do mesmo.

Com a alteração dos boletos, mesmo quem não utiliza internet banking pelo PC pode ser vítima do golpe. Se o boleto for impresso, por exemplo, ele continuará tendo os números incorretos e o dinheiro pago irá para uma conta diferente daquela que deveria receber o pagamento. O valor e o vencimento do boleto não são alterados, de modo que não é possível perceber a fraude facilmente.

Outros dados do boleto não são alterados, ou seja, os dados apresentados de forma legível não conferem com a linha manipulada. O vírus também não modifica o logo do banco que acompanha o documento, o que significa que a logomarca e o número do banco nem sempre estarão corretos. Além da capacidade de manipular boletos, o vírus traz ainda recursos de captura de senha do Facebook e Hotmail. Essas contas podem ser usadas para disseminar outras pragas digitais futuramente.

O código não altera boletos de um site específico. Qualquer página que tiver uma linha digitável e a palavra “boleto” está sujeita a ser modificada.  De acordo com especialistas, o vírus envia os dados do boleto encontrados na página para um servidor, que informa ao vírus os novos dados para substituição. Esse processo acrescenta um pequeno atraso na exibição da página no navegador.

O profissional deve ficar atento e desconfiar do golpe se as linhas digitáveis dos boletos ficam sempre parecidas, em caso dos códigos de barras apresentarem lacunas em branco e seja inválido e se o boleto apresentar logomarca diferente ao  número do banco presente na linha digitável.

De acordo com a gerente de Controle e Processo, Maristela Portela, o profissional do Sistema deve ficar atento ao emitir qualquer boleto na internet. “Para caso de boletos oriundos nos serviços online no site do Crea-PE é importante lembrar que só trabalhamos com o Banco do Brasil”, explicou Maristela.  A orientação é de que em caso seja lesado, o profissional procure a polícia.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE

 

Pular para o conteúdo