Crea-PE celebra Dia do Engenheiro Químico

quimica-industriaO Sistema Confea/Crea e Mútua celebra, nesta terça-feira (20), o Dia do Engenheiro Químico, profissional responsável, de forma geral, pelo desenvolvimento de produtos e processos em escala industrial. O Engenheiro Químico formula e resolve problemas de engenharia relacionados à indústria química, acompanhando o processo de manutenção e a operação de sistemas. No Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Química (CFQ), há cerca de 20 mil engenheiros com especialização na área, o que significa aproximadamente 3,5% do total dos engenheiros.

A cada ano, cerca de 1.300 alunos formam-se nos cursos de engenharia química. O exercício da profissão de engenheiro químico é regulado pela Lei Federal 5.194, de 24 de dezembro de 1966, a mesma que regulamenta a profissão dos demais engenheiros e do arquiteto. Esta lei foi regulamentada pelo Decreto Federal 620, de 10 de junho de 1969, legalizando, assim, o exercício da profissão.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE