Crea-PE

Crea-PE debate o futuro da Engenharia com estudantes da Uninassau no Cabo de Santo Agostinho

Na conversa com os alunos, o 1º vice-presidente do Conselho, Luiz Borges, abordou temas como ética, inovação e o papel social da Engenharia

O futuro da Engenharia no Brasil foi o tema central de uma palestra ministrada pelo primeiro vice-presidente do Crea-PE, Luiz Borges, nesta segunda-feira (20), para estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), no Cabo de Santo Agostinho.

A iniciativa aconteceu a convite do professor da Uninassau, engenheiro civil e conselheiro do Crea-PE, Nilson Almeida. A palestra reuniu 50 alunos dos 2º, 4º e 8º períodos, marcando a abertura da Semana Ubíqua da universidade. O evento reúne especialistas de diversas instituições, estudantes e professores para fortalecer a interação entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho.

Luiz Borges destacou a importância social da atuação do Sistema Confea/Crea e o papel do Conselho enquanto órgão regulador do exercício profissional de engenheiros, agrônomos e geocientistas em todo o país. Ele ressaltou que o Sistema foi criado não apenas para fiscalizar, mas também para defender os interesses da sociedade e dos profissionais, assegurando práticas seguras, com qualidade e ética. O vice-presidente também falou sobre tendências da profissão e avanços tecnológicos na área da Engenharia.

“Abordamos as oportunidades de trabalho para engenheiros mecânicos em um mercado cada vez mais exigente em conhecimento científico e matemático. Falamos também sobre o desenvolvimento e a incorporação de novas tecnologias em suas diversas funcionalidades”, explicou.

O vice-presidente também falou do Programa Crea Jr, que atua nas universidades de Pernambuco para aproximar os estudantes do Sistema. A estudante do 4º período de Engenharia Mecânica, Luana Soares, elogiou a iniciativa e destacou a importância do contato com o Conselho. “Tivemos hoje a chance de aprender e esclarecer nossas dúvidas sobre o funcionamento do Crea-PE. Fiquei feliz pela oportunidade e espero que momentos como esse se repitam”, afirmou.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Uninassau, Waldomiro Queiroz, agradeceu ao vice-presidente do Crea-PE, Luiz Borges, pela palestra e destacou a importância da aproximação entre o Conselho e a academia. “Essa troca de experiências é extremamente rica para nossos alunos, pois aborda vivências que eles terão futuramente no mercado de trabalho. Isso agrega conhecimento e fortalece a formação dos jovens que estão iniciando suas carreiras na Engenharia”, ressaltou.

Pular para o conteúdo